5081 (1966), que regulamenta o exercício da Odontologia, estabelece em seu artigo 6º sua competência para proceder à perícia odontolegal em foro civil, criminal, trabalhista e em sede administrativa.
No âmbito criminal, o odontolegista pode atuar na identificação no vivo, no cadáver e em perícias antropológicas (no crânio esqueletizado). Sua atuação também pode ser dar em perícias de lesões corporais, determinação da idade, perícias de manchas, determinação da embriaguez alcoólica e em outros exames periciais2.
A inter-relação entre a Odontologia, como especialidade médico–legal, e o Direito seria, num primeiro momento, intimamente ligada aos ramos do direito penal e do direito civil. Para os menos informados, as áreas de atuação dessa especialidade odontológica se restringiriam ao seguintes segundo,(VANRELL ,2009):
A maioria dos profissionais de Odontologia Legal no Brasil trabalha na Perícia Criminal junto a Polícia Científica, Institutos de Perícia e de Criminalística (IC) e Polícia Civil. Na relação de órgãos que demandam esse tipo de profissional também está o Instituto de Medicina Legal (IML).
É uma das especialidades possíveis ao cirurgião-dentista que aplica seus conhecimentos conjuntamente com a Ciência do Direito. Atua como importante área da Odontologia nas perícias e assistências em foro cível, penal, trabalhista e em área administrativa.
O maior salário de Perito Odonto em Brasil é de R$ 8.338 por mês.
A comparação de ima- gens é o método que se destacana identificação, pois é simples e confiável. Este método consiste na compara- ção da documentação odontológica ante-mortem do in- divíduo (ficha clínica, radiografias, tomografias, mode- los, entre outros), com os dados adquiridos na necropsia.
O salário médio nacional de um Perito Odonto é de R$ 8.338 por mês em Brasil.
Por isso, é preciso que sejam focados, detalhistas e cuidadosos durante o atendimento de cada paciente. Por conta da intervenção dos ministérios da Saúde e da Educação, que dão um valor maior as faculdades que optam pelo eixo da saúde coletiva, atualmente o cirurgião-dentista sai da faculdade voltado para a prevenção.
O dentista tem direito, de acordo com o Código de Ética Odontológico (artigo 5º, I) de diagnosticar, planejar e executar os tratamentos com liberdade de convicção, observados o estado atual da ciência e a dignidade profissional. Entretanto, os nossos Tribunais vêm decidindo que algumas especialidades da odontologia possuem obrigações de resultado.
Depois de formado, o cirurgião-dentista sai preparado para atuar como generalista e pode se especializar para atuar em diversas áreas. São elas: ortodontia, periodontia, implantodontia, prótese, endodontia, odontopediatria, patologia bucal, odontologia estética e outras.
Perícia em foro criminal O cirurgião-dentista pode atuar em perícias criminais desde que seja solicitado e tenha conhe- cimento adequado para desempenhar a função de perito.
O que é sujeito indeterminado exemplo?
Como fazer uma imagem em PNG no Photoshop?
Como salvar uma imagem para ficar com URL?
Como obter uma equação cartesiana?
Como saber se o CNPJ e matriz ou filial?
Como transformar imagem em TXT?
Como salvar uma imagem no formato Bitmap?
Como converter um vídeo em GIF?
Como transformar uma foto em uma tattoo?
Como transformar uma imagem em Full HD no Photoshop?
Como transformar uma foto em um personagem?
Como converter um vídeo de MP4 para WMA?
Como deixar a imagem com fundo transparente online?
Como saber se o rolamento está ruim?
O que precisa para vender Natura?
O que precisa para ser uma Certificadora Digital?