A Epidemiologia surgiu a partir da consolidação de um tripé de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social. O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.
O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população. Na prática, ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.
Distingue-se e aceita-se, desde a década de 1980, ao menos quatro grandes áreas de aplicação e uso da epidemiologia nos serviços de saúde: 1) vigilância em Saúde Pública (ou epidemiológica); 2) análise da situação de saúde; 3) identificação de perfis e fatores de risco; e 4) avaliação epidemiológica de serviços.
De modo geral, o conceito de epidemiologia se modifica conforme o tempo, acompanhando a evolução de diversas áreas de saberes, tendo o seu primeiro registro na Grécia antiga. ... Ele foi o pioneiro em relacionar os males que acometiam os humanos e o meio ambiente, conceito abordado no livro Ares, águas e lugares.
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
21 curiosidades que você vai gostar
A Epidemiologia surgiu a partir da consolidação de um tripé de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social. O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.
Em 1873 foi criado o termo “epidemiologia”, que, na altura, era relativo ao “estudo das epidemias”. A contribuição da epidemiologia para o avanço da ciência médica foi expressa por Frost em 1936: “A epidemiologia, num dado momento, é alguma coisa mais do que a soma dos factos que estabeleceu.
Em 1825, P.C. Alexandre Louis (1787-1872) publica em Paris um estudo estatístico de 1960 casos de tuberculose.
Identificam-se, no momento, como as principais áreas de prática de Epidemiologia voltadas para a atuação dos serviços de saúde: o estudo da situação de saúde; a vigilância de doenças e outros agravos à saúde; e a avaliação dos serviços de saúde.
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
ÍndiceSISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN)SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE (SIM)SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC)SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES (SIH/SUS)SISTEMA DE INFORMAÇÕES AMBULATORIAIS DO SUS (SIA/SUS)OUTRAS IMPORTANTES FONTES DE DADOS.
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores ...
03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.
A epidemiologia contribui como instrumento de investigação que possibilita: adequar recursos e serviços para atender às necessidades de saúde e seus determinantes; realizar a comunicação objetiva entre profissionais da administração e os da saúde; capacitar o enfermeiro para suas ações nas atividades junto a vigilância ...
A epidemiologia pode contribuir na etapa de identificação dos problemas socialmente relevantes através do estudo da distribuição dos problemas de saúde e de seus determinantes nos diversos grupos sociais, fornecendo informações técnicas para embasar as decisões políticas, tanto no âmbito dos movimentos sociais quanto ...
John Snow (York, 15 de março de 1813 – Londres, 16 de junho de 1858) foi um médico inglês, considerado pai da epidemiologia moderna.
No Brasil, a epidemiologia tem se desenvolvido sob forte influência das concepções de determinação social das doenças, originárias das profícuas tradições da pesquisa médico-social européia do século XIX e que, na América Latina, tiveram intenso desenvolvimento a partir da década de 1970, evidentemente atualizado à ...
Destacam-se os seguintes cientistas: Pierre Charles Alexandre Louis (1787-1872): Pesquisador francês considerado o pai da epidemiologia moderna, e da estatística médica. Estudou a tuberculose e a febre tifóide e aplicou método estatístico em contagem de eventos vitais.
Incorporado à Epidemiologia, a lógica da probabilidade e seu manejo estatístico possibilitaram uma extraordinária e diversificada capacidade de analisar e testar a participação de fatores socioambientais e comportamentais na ocorrência e distribuição das doenças, especialmente das infecciosas, dominantes na época.
Século XIX – 1854 -- John Snow - Pai da Epidemiologia Descritiva: a partir de dados de registro coletados rotineiramente, formulou e testou a hipótese de transmissão da cólera em Londres por contaminação da água encanada.
A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.
A epidemiologia indica, através de estudos, os aspectos da doença e até mesmo do desastre como sua frequência, sua distribuição geográfica e a população que mais corre risco. Os dados produzidos pela epidemiologia podem ser de doenças conhecidas ou não.
Coleta de dados sobre os casos. Busca de pistas. Busca ativa de casos. ... Busca de pistas. Busca ativa de casos. ... Busca ativa de casos. Processamento e análises parciais dos dados. ... Processamento e análises parciais dos dados. Encerramento de caso. ... Encerramento de caso. Relatório final.Relatório final.
Quanto ganha um terapeuta da fala?
Como se escreve algarismo romano de 1 a 100?
Quanto tá a passagem de ônibus em Anápolis?
Pode fazer mais de uma ultrassom por mês?
Como definir o corpo com corrida?
Como aumentar velocidade internet?
Como saber se a infecção de urina ou gravidez?
Em que década surgiu o esquema tático WM e quais são suas características?
Como identificar HPV no homem?
Como calcular o peso de uma peça?
Em que ano o Santos foi campeão do mundo?
O que é melhor para o motor gasolina ou etanol?
Como deixar o homem louco com palavras?
Quais são as três habilidades do Administrador explique?
Qual foi o fato que contribuiu para o aumento da população no Centro-oeste?