O papel social dos idosos é um fator importante no significado do envelhecimento, pois o mesmo depende da forma de vida que as pessoas tenham levado, como das condições atuais que se encontram. Neste aspecto destacamos a aposentadoria, momento em que o indivíduo se distancia da vida produtiva.
A geração mais antiga é frequentemente confiada para auxiliar no cuidado dos mais novos, enquanto o resto da família se ausenta para trabalhar. Como tal, é dado o devido valor aos idosos, respeitando o papel destes na sociedade.
Atualmente, tem-se debatido muito em África e na Europa sobre a questão dos idosos que muitas vezes são descartados “por alguns” [1] como meros objetos sem utilidade para a sociedade ou para família.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, o número de idosos ativos no mercado de trabalho já soma 7,2% da população brasileira. Em quase uma década, a participação desse grupo aumentou 35,8%. Entre as atividades profissionais, a que a maior parte dos idosos exerce é a agrícola, seguida pelo comércio.
Cerca de 20% da população portuguesa tem mais de 65 anos e Portugal é um dos países mais envelhecidos da UE. Fique a perceber quem são e como vivem os idosos portugueses.
Qual a classificação das feridas em relação à contaminação?
Como fazer contrato de trabalho temporário?
Pode tirar o curativo da cirurgia?
Como alcançar a sabedoria divina?
Como pagar GPS pelo app do banco?
O que podemos aprender visitando o Museu do Futebol?
Quanto de água devemos ingerir por dia?
Quanto ganha bronze na Natura?
Como energizar cristais com as mãos?
Quem tá de dieta pode tomar leite normal?
Quanto dinheiro o YouTube movimenta?
Qual a importância da afetividade na prática pedagógica?
Como as discordâncias aumentam a resistência mecânica dos materiais?
Quem pode prescrever nutricosméticos?