O adubo orgânico pode ser obtido por meio de esterco de animais ou de biomassa de plantas, que têm demonstrado maior eficiência. Enquanto a quantidade de nitrogênio no esterco bovino é de 1,5% e no de frango chega a 2,5%, na torta de mamona alcança 5%.
Grãos com alto valor proteico, como soja e feijão, ou culturas com maior produção de biomassa requerem maiores quantidades de nitrogênio.
Os alimentos com maiores quantidades são vegetais e frutas como alface, rabanete e espinafre. Produtos lácteos, carnes e peixes contêm grandes quantidades de nitrogênio, mas não nos níveis dos vegetais. Carne curada, como a salsicha, que é preservada com nitrato de sódio, também é mais uma fonte de nitrogênio.
Se suas plantas preferem um fertilizante completo com uma porcentagem maior de nitrogênio, o esterco é uma opção fácil que fornece os 3 principais nutrientes – nitrogênio, fósforo e potássio – sendo o nitrogênio a maior dose.
A ureia e o sulfato de amônio são as fontes de nitrogênio mais utilizadas, os benefícios estão na retenção de água, estrutura do solo, disponibilidade dos demais nutrientes e na microbiologia do solo (GUARÇONI & VENTURA, 2011).
26 curiosidades que você vai gostar
12 alimentos que podem virar aduboBorra de café (com o filtro de papel) Rica em nitrogênio, faz a alegria das minhocas. ... Casca de ovo. Rica em cálcio. ... Cascas de batata. É rica em nutrientes diversos e ajuda nas folhagens. ... Cascas de banana. ... Restos de cenoura. ... Cascas de manga. ... Coentro. ... Restos de frutos do mar.
O Nitrogênio é facilmente redistribuído no floema, apresentando alta mobilidade na planta. No solo, ele também apresenta alta mobilidade, sendo facilmente lixiviado e necessitando de adequado aporte nos estádios de maior resposta das culturas.
O nitrogênio (N) é o responsável pelo crescimento e desenvolvimento de raízes, caules e folhas. ... Ele tem papel essencial na qualidade dos frutos e maturação das sementes, devendo ser mais utilizado em culturas com o objetivo de criação de raízes, aumento de floradas e frutificação e produção de sementes.
O nitrogênio é um nutriente essencial para garantir a produtividade e qualidade dos produtos agrícolas, especialmente na região dos Cerrados, onde sua disponibilidade no solo é um limitante para o desenvolvimento das culturas.
Quais são os benefícios do LPF?
Como funciona o Kamui de Obito?
Como é cobrado o IPVA no Brasil?
Como elaborar uma proposta de financiamento?
Como jogar de 2 no Sea of Thieves?
Como são fixados os preços das commodities?
Qual é a história de Black Clover?
Como funciona o marketing de afiliados?
Como funciona o motor da Fórmula 1?
Como usar o monitor de frequência cardíaca?
Como usar o metrô de Salvador?