No entanto, há vários metais ainda menos densos, como o magnésio (1,74 g/cm3), o cálcio (1,55 g/cm3) e mesmo elementos menos densos que a água, como o potássio (0,86 g/cm3) e o sódio (0,97 g/cm3).
Durante muito tempo, o aerogel foi considerado o sólido menos denso do mundo. Mas, recentemente, um novo recorde foi batido com um concorrente de pouco peso: o SeaGel, uma espécie de aerogel produzido a partir de ágar-ágar, substância gelatinosa extraída de algumas espécies de algas.
A densidade é uma grandeza física que mede a concentração de matéria de um corpo em um dado volume. ... A densidade é a propriedade que determina se um corpo irá flutuar ou afundar em um líquido. Se o material for menos denso que o líquido, ele irá flutuar, mas caso ele tenha maior densidade que o líquido, ele irá afundar.
O óleo é menos denso do que a água. Na prática, isso significa que um litro de óleo pesa menos do que um litro de água, então ele fica na superfície.
O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido.
25 curiosidades que você vai gostar
O aerogel possui densidade de 0.16 mg/cm³, enquanto que o ar possui densidade de 1.2 mg/cm³. Como então ele não flutua? ... Há um grande volume de espaço vazio no aerogel de grafeno (e nos outros aerogéis). Contudo, esse espaço é preenchido com ar, e por isso, não flutua.
Densidade maior: objeto mais pesado; 2. Densidade menor: objeto mais leve. *Neste caso, a densidade do objeto é comparada com a da água.
Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados.
Água: valor mais conhecido de densidade, é igual 1,0 g/mL na temperatura de 4 °C. Ósmio: possui a maior densidade entre todos os elementos da Tabela Periódica, sendo de 22,5 g/mL a 20 °C.