Assim, de acordo com a IN 62, o leite é considerado normal se apresentar acidez entre 0,14% e 0,18% ou 14 °D a 18 °D (BRASIL, 2011). Em termos de valores de pH, este intervalo corresponde a faixa de pH de 6,6 e 6,8.
3.4 Análises do Leite Esses testes são: análise de temperatura, teste do alizarol, análise de índice crioscópico, densidade, teor de gordura, pesquisa de fosfatase e peroxidase, EST e ESD, neutralizantes de acidez e pesquisa de agentes inibidores do crescimento microbiano, (BRASIL, 2011).
2º Para os fins deste Regulamento, leite cru refrigerado é o leite produzido em propriedades rurais, refrigerado e destinado aos estabelecimentos de leite e derivados sob serviço de inspeção oficial.
Um leite de qualidade precisa possuir as seguintes características e propriedades:
Um leite com qualidade não existirá se não forem tomados cuidados na obtenção do produto dentro da propriedade leiteira. Neste aspecto há três itens essenciais para a qualidade do leite que são o ordenhador, o ambiente em que os animais permanecem e a rotina de ordenha.
O leite de boa qualidade deve apresentar as seguintes características (Chapaval, 1999): ser livre de todos os microrganismos, possuir baixa contagem de células somáticas, ser livre de sedimentos e materiais estranhos, possuir sabor levemente adocicado e levemente aromático, ser livre de odores e aromas estranhos, estar ...
“Na chegada do leite na indústria, devem ser realizadas análises como alizarol, acidez, crioscopia, além de verificar a temperatura de chegada do leite, visando garantir a qualidade do leite a ser recebido para industrialização ou processamento”, destaca a pesquisadora científica do ITAL, Darlila Gallina.
Para avaliar a qualidade e integridade do leite são realizadas várias análises físico-químicas que serão vistas a seguir.
Tipos de leite A, B e C
O leite cru é aquele que não foi submetido a homogeneização e processo térmico (pasteurização ou UHT) para redução/eliminação de bactérias patogênicas.
CONTROLE DA QUALIDADE: ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE E DERIVADOS EM UMA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE JESSIKA FERNANDA ROCHA MENSEN CONTROLE DA QUALIDADE: ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE E DERIVADOS EM UMA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE
Aumento do consumo, devido aumento populacional e redução da desigualdade econômica e investimento em novas tecnologias associadas à produção leiteira, que além de proporcionarem um aumento de produtividade por animal, também possibilitaram maior vida útil ao leite e seus derivados (VENTURINI, 2014).
PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS DE ANÁLISES DO LEITE De acordo com o RIISPOA (art. 476), considera-se normal o leite que possui: Teor de gordura mínima 3%; Acidez entre 14 e 18°D; Densidade a 20°C entre 1.028 a 1.034 g/mL ou g/cm3;
A figura 1 mostra o crescimento da produção de leite no Brasil em apenas duas décadas, com destaque para a região Sul, que em 1995 estava atrás do Sudeste em produção e hoje ocupa o primeiro lugar (ZOCCAL, 2016). Figura 1 - Produção brasileira de leite por regiões em bilhões de litros/comparativo 1995-2015 Fonte: Zoccal (2016).
Quantos quilômetros um Corsa 1.0 faz com um litro de gasolina?
Quanto tempo de licença maternidade?
Como funciona compressor para pintura?
O que são as forças produtivas e as relações de produção?
Quanto tempo demora para tirar o dente do siso?
Qual é a medida para colocar uma escada caracol?
O que é maior a Terra ou a Lua?
Qual é o salário de um skatista?
Quantas palavras em média uma pessoa sabe?
Quais são os tipos de anamnese?
Como fazer o teste de apendicite?
Quais as etapas da biodegradação?
Como voltar com o teclado no celular?
Qual o valor do Prisma 2014 LTZ?
Qual a melhor hora para fazer a simpatia do alho?
Quais são as principais vantagens do uso das metodologias ativas para o ambiente de ensino?