O conflito basco foi um conflito armado entre a Espanha, a França e o Movimento de Libertação Nacional Basco, um grupo social e político de organizações bascas que buscam a independência da Espanha e da França. ... O conflito tinha dimensões políticas e militares.
Alguns nacionalistas bascos reivindicam que o País Basco tem o direito à autodeterminação, incluindo uma eventual independência.
31 de julho de 1959 – 20 de outubro de 2011 Conflito basco/Períodos
Foi fundado em 1959 como um grupo de promoção da cultura basca. No final da década de 1960 evoluiu para uma organização paramilitar separatista, lutando pela independência da região histórica do País Basco, cujo antigo território atualmente se distribui entre a Espanha e França.
Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
Os conflitos podem surgir dentro de grupos raciais distintos, a exemplo da segregação entre brancos e negros nos Estados Unidos, ou em ciclos com os mesmos víeis religiosos, mas etnias diferentes.
ETA - sigla em basco para Euskadi Ta Askatasuna (Euskadi Pátria e Liberdade) - é um grupo separatista basco, que tem sua origem no País Basco espanhol. Fundado em 1959, como uma associação cultural, já no final dos anos 70, seu objetivo principal era proclamar a independência do País Basco.
A principal característica da questão basca é que os bascos lutam para manter sua identidade como povo, sua língua, cultura e modo de vida.
A Guerra dos Segadores (ou Sublevação da Catalunha) foi um conflito bélico originado de uma revolta contra a presença de soldados provenientes do resto da Espanha na guerra desta contra a França. Ocorreu entre 7 de junho de 1640 e 13 de outubro de 1652.
País Basco Espanhol Biscaia (capital: Bilbao)
Mediante tamanha opressão surgiu, em 1959, um movimento em prol da libertação do povo basco chamado Euskadi Ta Askatasuna (“Pátria Basca e Liberdade”), mais conhecido como ETA. Inicialmente buscando lutar contra a ditadura de Franco, o ETA foi desde sempre influenciado pelo socialismo.
Embora o debate sobre a independência do País Basco tenha começado no século XIX, os conflitos armados só começaram quando a ETA foi criada. Desde então, o conflito já resultou na morte de mais de mil pessoas, entre policiais e oficiais de segurança, civis, políticos ou membros da ETA.
Desde a Guerra Civil Espanhola (1936-39) e do bombardeio à cidade de Guernica pelos nazistas alemães como represália ao apoio do povo basco aos republicanos, então aliados dos anarquistas e socialistas e, a proibição do vasconço em todo o território basco pelo general Franco, o sentimento nacionalista basco foi se tornando cada vez mais forte.
Localização do País Basco. O País Basco (em basco: Euskal Herria) é o nome dado à área geográfica localizada às margens da Baía de Biscaia e sobre os dois lados dos Pirenéus ocidental que abrange a fronteira entre França e Espanha.
Quais são as habilidades psicológicas?
O que é relação entre duas coisas?
Com quantos anos se aposenta na inglaterra?
Quem tem pressão alta pode tomar captopril?
Qual é a diferença entre onde é aonde?
É normal bebê de 8 meses não ficar em pé?
Quais são os tipos de manobras?
Quem paga o salário das gestantes afastadas?
Quantos medidores de Whey Protein devo tomar?
Quais as características da afasia?
Quais são os elementos do plano de validade de um contrato?
Por que o personagem Marius é também considerado um miserável?
Qual é o peso da Honda Bros 160?