A gravação e a leitura dos dados são feitas através de minúsculos eletroímãs presentes nas cabeças de leitura do disco rígido. Compostos de uma bobina de fios que envolvem um núcleo de ferro, esses ímãs são extremamente precisos, o que permite a gravação de trilhas medindo centésimos de milímetros.
Armazenamento de dados refere-se ao uso de mídia de gravação para reter dados usando computadores ou outros dispositivos. As formas mais usadas de armazenamento de dados são armazenamento de arquivos, armazenamento de blocos e armazenamento de objetos, cada um sendo ideal para diferentes finalidades.
A cabeça de leitura posiciona um leitor (uma espécie de "agulha") sobre os discos magnéticos para ler ou gravar dados. Esses dados são lidos e gravados sem que a agulha encoste no disco. ... O atuador é uma peça que movimenta a cabeça de leitura em torno do disco e ele funciona por atração/repulsão magnética.
Cada trilha é dividida em trechos regulares denominados setores. Cada setor possui uma capacidade específica de armazenamento (geralmente, de 512 bytes).
A lateral do disco rígido é ocupada pelo conector IDE, um bloco para jumpers e um conector de energia. Todos esses componentes ficam guardados em caixa de metal.
Por isso, o HD é feito de discos magnéticos chamados platters, que têm duas camadas: a primeira é chamada de substrato (feita, normalmente, de alumínio) e a segunda de material magnético, aplicada nos dois lados do substrato. É esse material que permite a gravação de dados.
Tipos de dispositivos de armazenamento
O armazenamento de dados é importante para todas as empresas, pois ajuda o processo de tomada de decisão, favorece o atendimento ao público em geral e, também, oferece vantagens competitivas quando usado da forma correta.
O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador.
Dentro do disco rígido, os dados são gravados em discos magnéticos, chamados de platters. O nome “disco rígido” vem justamente do fato de os discos internos serem extremamente rígidos. Vem então a parte final, que é a colocação da superfície magnética nos dois lados do disco. ...
No HD é armazenado qualquer tipo de informação, podendo ser um simples arquivo de uso pessoal, como também informações usadas pelo sistema operacional. As informações contidas no HD não são perdidas ao ser desligada a máquina, por ser considerado uma memória não-volátil.
Com o grande avanço tecnológico, o armazenamento de dados surgiu como uma possibilidade de guardar informações para alguma consulta ou uso em outro momento. E o armazenamento de dados pode ser feito através de recursos variados, desde banco de dados, CDs até mesmo HDs e serviços na nuvem.
No HD está o registro de todos os arquivos possíveis que existam em um computador, como imagens, vídeos, planilhas, programas, etc. Acredita-se que o primeiro HD tenha surgido no ano de 1956, e tinha capacidade de armazenamento de 5 MB de dados.
Para que a movimentação sai de forma correta, o atuador conta em seu interior uma bobina que é "induzida" por imãs. A parte responsável por todo o armazenamento de dados são os discos magnéticos, na qual são formadas por duas partes, a primeira delas é chamada de substrato. Porém, o HD não armazena os dados em um disco metálico, ...
Quando o mês de fevereiro tem 28 dias?
Como se dá o processo de comunicação?
Como tratar tendinite crônica?
Qual o tempo certo para parar com a reposição hormonal?
Qual a diferença entre epóxi e porcelanato líquido?
Quem tem legitimidade ad processum?
Como verificar o CNPJ de uma empresa?
O que entende por informática?
Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de cisto no ovário?
Para que serve o remédio carvão vegetal?
Como ativar a hifenização no Word 2007?
Porque a pele do idoso fica frágil?
Quais são os 3 tipos de vulcões?
Quanto custa o certificado Duolingo?
É possível ao usufrutuário propor ação reivindicatória para a defesa de seu usufruto vitalício?