Os arcos ogivais dessas novas construções eram mais leves e mais fortes, e por isso permitiam paredes mais altas. Com arcos mais fortes, as abóbadas precisavam também de menos pilares e cobriam, cada uma, extensões maiores da nave.
O gótico trouxe as famosas abóbadas ogivais. Elas permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores.
A altura e suntuosidade das construções imprimiam uma noção de diminuição do ser humano nesses locais. As torres com uma maior projeção vertical serviam também como reverência a Deus, pois se direcionavam aos céus.
A entrada das catedrais possui três portais, ao contrário de um único portal presente nas construções românicas.
Arte gótica ou estilo gótico é o estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas. ... Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento.
Vitrais e Iluminação Uma das características mais proeminentes da arquitetura gótica era o uso de vitrais, que cresciam em altura e tamanho, enchendo as catedrais de luz e cor.
Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália. Muito das estratégias adotadas pelos arquitetos na arquitetura gótica remetiam a tentativa de enaltecer a superioridade e supremacia de Deus e da Igreja, como veremos a seguir.
Arte Românica e Arte Gótica Durante a Idade Média, dois estilos vigoraram: o estilo românico e o estilo gótico. Posterior ao românico, surge na Baixa Idade Média, o estilo gótico. Na arquitetura gótica, o estilo esteve marcado pela verticalidade e monumentalidade de suas construções.
Arcobotante: estrutura em forma de meio arco, as quais eram utilizadas para conferir maior sustentação às altas construções góticas. Florão: em forma de flor, esses elementos decorativos feitos em pedra eram colocados em locais altos do exterior das construções. Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico.
Podemos sinalizar ainda outras particularidades, como as paredes grossas e um interior pouco adornado. Além disso, as planta das construções românicas tinham formato de cruz e eram construções sólidas feitas em pedra. Apresentavam ainda poucas janelas e aberturas e tinham geralmente uma porta principal, a de entrada.
As naves das catedrais, principais expoentes da arquitetura gótica, eram construídas em formato ogival, ação possibilitada por avanços técnicos na construção dos arcos de sustentação.
Qual o valor do Bolsa Família para 2022?
O que saber antes de comprar um ukulele?
Qual é o corpo de água mais salgado?
É possível mudar o metabolismo?
Quais foram as consequências das Leis de Nuremberg?
Quando a soneca atrapalha o sono noturno?
Qual tipo de SEDEX mais rápido?
Como fazer para seu chefe te promover?
Pode colocar calcário em Flores?
Qual é a evolução final de Pikachu?
Como ativar notificação Pop-up do WhatsApp?
Qual a melhor lã para isolamento térmico?
Qual a importância da obra Os Miseráveis de Victor Hugo para a sociedade?