A expressão "corrida imperialista" se refere ao movimento imperialista do século XIX onde as potências mundiais buscavam ocupar e neocolonizar diversos territórios pelo mundo, aumentando seu poder econômico e também militar.
A corrida imperialista foi quando os países imperialistas iniciaram uma corrida por matéria prima, países com fragilidade política mercados consumidores como o intuito de colonização.
Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Japão.
Os principais são: Nacionalismo, Neocolonialismo e junção entre o Capitalismo financeiro e o Capitalismo industrial. Esses aspectos resumem o panorama político, econômico e cultural de um período que vai desde a década de 1870 até o ano de 1914, ano em que teve início a Primeira Guerra Mundial.
As rivalidades imperialistas eram a disputa por territórios e mercados consumidores, motivadas tanto pela necessidade econômica das nações industriais (caso da Alemanha e França) como por diferenças ideológicas de caráter nacionalista.
A política imperialista consistia na busca, principalmente, de novos mercados consumidores para os países industrializados e foi assim que vários países da África e da Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos séculos XIX e XX.
Devido ao tamanho de seu território e de sua economia, o Brasil é visto, por parte de seus vizinhos sul-americanos, como um país imperialista. ... Além de possuir agências, também desenvolve ações de patrocínio de eventos culturais e artísticos nos países em que atua.
Os ideólogos dos tempos do imperialismo tinham o modelo de civilização europeu como um exemplo para conseguir as melhores condições de vida que o homem poderia ter e, portanto, quem estivesse distante deste teria condições inferiores e não privilegiadas, quando colocadas em contraponto a esse modelo.
Neocolonialismo (Imperialismo) - Definição e Fatores Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.
Um dos lugares mais afetados pelo Imperialismo foi o continente africano, exatamente o local no qual foi iniciado o surto neocolonialista, na segunda metade do século XIX. O surto imperialista no continente africano deu-se por manifestação de três países, segundo afirma o historiador Valter Roberto Silvério |5|:
A Ásia foi dominada pelo imperialismo britânico. (Foto: Freepik) Assim sendo, os banqueiros e os capitalistas, donos de indústrias e fábricas, aliaram-se na política imperialista de dominar territórios e controlar muitas áreas de influências.
A Índia foi mais um país afetado pelo Imperialismo Britânico, que impôs através da formalidade o domínio militar e cultural através da justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo (Europa como centro do mundo e cultura superior às outras).
Eric Hobsbawm também exemplifica por meio de dados estatísticos a dimensão da expansão imperialista na época. As seguintes potências imperialistas tiveram um aumento significativo no tamanho de seus territórios e isso foi motivado pela dominação e a criação de colônias na Ásia, África e Oceania.
O que determina o estado físico da matéria?
Como desativar o desvio de chamada Claro?
Quanto é o salário do Luciano Huck?
Tem como abrir conta na lotérica?
Qual foi o primeiro documento relacionado ao Brasil e por quem foi escrito?
O que é globalização e quais as suas principais características?
Quantos números tem o celular de São Paulo?
Quantos dígitos tem um número de celular no Brasil?
O que é uma anemia Macrocitica?
O que faz o médico oncologista?
O que é a estrutura organizacional?
Para que serve filtro azul Samsung?
O que é mais importante em uma venda?
Como transformar PDF em arquivo de texto?