História da América. Os maias foram uma civilização mesoamericana conhecida por ter alcançado seu auge entre 250 d.C. e 900 d.C. e por ter construído grandes cidades, como Chichen Itzá e Tikal.
Estão entre as principais cidades desse sistema Piedras Negras, Palenque, Tikal, Yaxchilán, Copán, Uxmal e Labná.
Habitaram nas florestas tropicais, atualmente localizadas nas regiões da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (México). As cidades eram governadas por um estado teocrático, as guerras que aconteciam tinham o objetivo de capturar prisioneiros para serem sacrificados aos deuses. A Religião era Politeísta.
a) A capital do Império Maia era a cidade de Chichén Itzá.
Cada uma das Cidades-Estado tinha uma forma específica de exercer o governo maia, porém todas tinham uma estrutura teocrática hereditária, na qual o chefe político, que recebia o título de Halach Uinic, e seus descendentes eram considerados representantes do poder divino na Terra.
33 curiosidades que você vai gostar
A figura mais importante do panteão maia é Itzamná, deus criador, senhor do fogo e do coração. Representa a morte e o renascimento da vida na natureza. Itzamná é vinculado ao deus Sol, Kinich Ahau, e à deusa Lua, Ixchel, representada como uma velha mulher demoníaca.
No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. Esses sacrifícios também tinham uma considerável importância política para esse povo.
Mas, finalmente, a verdadeira culpada foi encontrada por cientistas alemães: febre entérica – também conhecida como febre tifoide. Causada por uma variedade da bactéria salmonela, a febre tifoide matou 15 milhões de astecas em 5 anos, entre 1545 e 1550 – o correspondente a 80% da população.
Veneza do Novo Mundo : conheça a capital asteca antes da colonização espanhola. A história da Cidade do México é escrita (e construída) sobre as ruínas de Tenochtitlán, a "Veneza do Novo Mundo", que cativou o conquistador espanhol Hernán Cortés há cinco séculos.
A partir de 1050 d.C., os maias pegaram a estrada. Abandonaram as regiões do interior e rumaram para a costa caribenha ou para locais com lagos. O êxodo pode ter sido motivado por fome, e a mudança para regiões mais úmidas fazia sentido, em especial fugindo da seca.
Hortaliças, folhas e ervas. A dieta maia era constituída por vários tipos de hortaliças bem conhecidas hoje em dia, incluindo moranga, pimenta, pimentão, abóbora, inhame, mandioca, batata e batata-doce. Diversas folhas de plantas também eram utilizadas na culinária maia.
Língua Maia - História da Língua Maia
A língua maia, falada no Yucatãn, sofreu inúmeras transformações com as invasões toltecas e também devido às influência da língua Náuatle falada pelos astecas.
Domínio da Astronomia, medicina e matemática caracterizam a cultura Maia. Conhecida pelo seu grande desenvolvimento na escrita, na arte, na arquitetura, na matemática, além do seu sistema astronômico e calendário, esta civilização se desenvolveu nas áreas do México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.
A impressionante Pirâmide de Kukulcan
Localizado na cidade de Chichen Itza, este monumento maia é considerado uma das sete maravilhas do mundo, classificação formulada com base em seu grande valor histórico.
A civilização maia teve seus principais centros localizados na Guatemala e no México, mas vestígios dessa civilização também foram encontrados em El Salvador, Belize, Honduras etc.
Tenochtitlán (hoje México) foi a grande cidade asteca, local escolhido para a fixação dos últimos Nauas originários de Aztlán (Norte do atual México) ao cabo de uma longuíssima migração iniciada no século X a partir do Norte e que só terminaria no século XIV.
A capital do Império Asteca foi a grandiosa cidade de Tenochtitlán, construída em uma ilha localizada no Lago Texcoco.
Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.
Após o declínio da civilização, os maias se espalharam pela porção da América Central: com a chegada dos espanhóis, os povos que restaram foram subjulgado. Hoje, a maior parte das populações locais tem origem maia.
O que a análise dos sedimentos e dos corais mostrou foi que houve um período de seca extrema entre 800 d.C e 900 d.C, que coincide com o momento em que a civilização Maia começou diminuir. A partir daí, entraram em declínio económico e cultural, e perderam influência com a ascensão de outros povos.
Segundo estudo, o colapso da civilização não foi “monolítico”, mas teve muitas fases que variaram. Há cerca de 1.300 anos, o império maia começou a entrar em colapso. ... As teorias mais divulgadas apontam que mudanças climáticas, que provocaram secas devastadoras, foram responsáveis pelo desaparecimento da civilização.
Cultura, religião e conhecimentos
Os maias, assim como incas e astecas, eram politeístas e suas divindades eram associadas a forças da natureza. O Império Maia construiu pirâmides com escadarias, prova de que possuíam grande conhecimento em engenharia e arquitetura.
Acreditavam que agricultura, religião e astronomia estavam interligadas. Já em relação às crenças, os incas eram um povo de constituição politeísta e acreditavam em vários deuses. "A vida e a fé estavam ligadas com as forças da natureza. Sol, Lua, Trovão e Vento eram considerados deuses, sendo o Sol o deus regente.
O povo asteca vivia na região da Mesoamérica e sua capital Tenochtitlán existia onde atualmente fica a Cidade do México. Os astecas tiveram um poder centralizado até o ano de 1521. A derrocada deles começou quando chegaram os espanhóis no ano de 1519.
O que é loja azul na maçonaria?
Quem vai receber a 5 parcela do Auxílio Emergencial?
Quais cidades mineiras é feriado Dia 8 de dezembro?
Quantos ônibus espaciais existem?
Quem são servidores municipais?
Porque as abelhas estão morrendo massivamente?
Como se escreve palavras chaves?
Em que ano as empresas NotreDame e Intermédica se uniram?
Quais são os países que fazem parte do Leste Europeu?
Quais são as partes de um parágrafo?
Qual o preço de uma bioplastia no bumbum?