O Fleury acaba de incorporar à sua rotina a dosagem de serotonina sérica por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). O exame é especialmente útil no diagnóstico da síndrome carcinóide, uma neoplasia que cursa com sintomas diversos, tais como rubor facial, cólicas, diarréia e broncoespasmo.
Embora seja possível medir o nível de serotonina no sangue, não é possível medir os níveis de serotonina no cérebro. Os pesquisadores não sabem se os níveis de serotonina na corrente sanguínea refletem os níveis de serotonina no cérebro.
Na véspera e no dia da coleta do exame não ingerir: CAFÉ, CHÁ, CHOCOLATE, MATE, REFRIGERANTES, ABACATE, BANANA, AMEIXA, ABACAXI, KIWI, MANGA, TOMATE, PICKLES, BERINJELA, FRUTOS SECOS, NOZES, MEXILHÕES, alimentos aromatizados com baunilha e bebidas alcoólicas.
Geralmente, níveis normais de serotonina no sangue se encontram de 1 nanogramas por mililitro (ng/mL). Quando esse valor está muito elevado, pode ser um sinal de Síndrome Carcinoide, que envolve um grupo de sintomas relacionados a tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.
Assim, quando há a ausência de serotonina, ou não há quantidade adequada da substância no cérebro, os sentimentos de solidão e tristeza podem ser predominantes. Ou seja, a serotonina é um estabilizador natural do humor, e sua ausência no cérebro pode provocar depressão e também ansiedade.
Seu tratamento costuma ser realizado através de uma mudança de hábitos tanto comportamentais quanto alimentares, buscando uma dieta rica em triptofano. Além de medicamentos e suplementos que aumentem a quantidade de serotonina.
Por outro lado, a serotonina baixa provoca diversos malefícios, como mau-humor e irritabilidade. Desse modo, é importante evitar a falta dessa substância, para que assim ela continue agindo eficientemente na regulação do humor e do sono, na coagulação do sangue, na movimentação intestinal e na função sexual.
Quando os níveis de serotonina estão adequados, o apetite sexual tende a ser maior. Quando estão baixo, por outro lado, a libido é reduzida. Com o intuito de auxiliar a eliminação de substâncias tóxicas do intestino, o organismo produz mais serotonina e estimula o cérebro a controlar a sensação de náusea.
A serotonina baixa no cérebro é uma condição que pode gerar quadros de depressão. Já quando em excesso no cérebro, no entanto, pode conduzir a uma atividade excessiva das células nervosas, causando um conjunto de sintomas potencialmente fatais conhecido como síndrome de serotonina.
Além do consumo dos alimentos acima, a prática de exercícios físicos auxilia a produção de serotonina. Por exemplo, o hábito de correr melhora humor e ameniza a tristeza e depressão.
Como dar brilho em cerâmica antiga?
Como era o Brasil republicano?
O que é preciso para criar um jogo online?
Como surgiu o conceito de adolescência abordado no texto Brainly?
Como fazer depósitos em envelopes no banco do Bradesco?
Como faço para criar um atalho?
Como se calcula o produto de dois números?
Como calcular geração de energia solar?
O que cobre a garantia de fábrica Ford?
Como funciona a garrafa termica pelo título Pode-se afirmar que o texto tem a intenção de?
Como funciona a geladeira Frost Free Consul?
Como funciona às quartas da Libertadores?
Como é a fila de adoção no Brasil?
O que é uma geladeira Frost Free?
Como funciona garantia Casas Bahia?
Como renderizar um vídeo em MP4 no After Effects?
Porque a hidráulica faz força?