Quais exames podem ser solicitados? O raio x simples geralmente é o primeiro exame. Outros exames incluem a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a mielografia, todos com indicação criteriosa e embasada em hipótese diagnóstica.
Por exemplo, pessoas com inflamações nos discos da coluna, artrite reumatoide ou que já tenham sofrido fratura na coluna ou região podem apresentar a lombalgia. Osteoporose e hérnia de disco também podem ser causas do incômodo.
O que é? A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Ela é causada geralmente por uma lesão em um músculo. O número de pessoas que convive com dor lombar é bastante grande atualmente.
Diagnóstico da lombalgia Sentar ou deitar alivia os sintomas na maioria das pessoas. Tanto pode ser bem localizada no centro das costas ou mais lateralmente, como mais difusa. Outros sintomas possíveis são rigidez, dor irradiada para as nádegas, virilha ou pernas, ciática, adormecimento ou alterações da força.
A avaliação clínica da lombalgia inclui anamnese e exame físico para avaliar sinais e sintomas que indiquem a necessidade imediata de um parecer radiológico e avaliações posteriores. Geralmente, pacientes com lombalgia aguda ( < 4 semanas) não necessitam de exames complementares na avaliação inicial.
Existem dois tipos de lombalgia (aguda e crônica), que variam de acordo com o tempo de duração. A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura.
A dor aguda dura, normalmente, de quatro a seis semanas, enquanto a dor crônica pode durar toda uma vida, indicando um problema bem mais grave na coluna vertebral.
A dor nas costas é um sintoma que deverá ser sempre avaliado pelo médico. Se a dor nas costas for muito forte ou se houver outros sintomas como febre, arrepios, perda de peso, dificuldade em respirar, problemas em se movimentar, entre outros sinais e sintomas a valorizar, deverá procurar um médico com urgência.
A lombalgia é uma dor na região lombar da coluna. Veja outros sintomas da dor lombar, causas e tratamentos.
Exames complementares de imagem como raio X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética não costumam ser solicitados, mas podem ser pedidos apenas para a confirmação de uma suspeita para o diagnóstico da lombalgia O exame físico inicial deve ser capaz de identificar uma doença grave como infecção, fratura ou compressão de nervo.
Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, separamos os critérios sobre apresentação clínica e critério diagnóstico da lombalgia. Veja as melhores condutas médicas no Whitebook Clinical Decision!
A lombalgia e classificado com crônica quando a duração é maior do que 12 semanas. A diferença entre a lombalgia aguda e crônica é o tempo de evolução e isso pode influenciar inclusive no diagnóstico da causa dessa dor. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como saber se fui excluída do WhatsApp de alguém?
Que tipo de exame pode detectar a cirrose?
Como saber se sou uma pessoa aproveitadora?
Tem como usar a conta do PS4 no PS5?
Como saber o número da minha carteira de trabalho digital?
Como saber se a pessoa está blefando?
O que são palavras Parassintéticas exemplos?
Como saber se a minha moeda é de ouro?
Como saber se um filme sai da Netflix?
Como saber se ele está com ciúmes de você?
Como cancelar uma conta que está em débito automático Santander?
Como saber pelo hemograma se estou com anemia?
Quanto tempo demora para algo vira de domínio público?
Como saber se a pessoa está conversando no Messenger?
Como jogar com duas pessoas no Fortnite?