Pacientes com alta probabilidade de aterosclerose ou com sintomas compatíveis podem necessitar de avaliação através de exames mais específicos, como teste ergométrico, cintilografia, tomografia ou cateterismo.
A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias. Muitos fatores contribuem para essa lesão, incluindo hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e níveis elevados de colesterol no sangue.
A formação da aterosclerose ocorre quando placas de ateroma (gordura) se acumulam nas artérias, estreitando e enrijecendo os vasos sanguíneos, e até obstruindo-os. A responsável por este processo é a lipoproteína de baixa densidade (LDL), que uma vez oxidada libera os componentes que se acumulam nos vasos.
A liberação de gordura da ateroma pode formar coágulos sanguíneos (trombos) que podem soltar-se e deslocar-se pela circulação até atingir uma artéria de menor calibre, provocando uma embolia.
Angiotomografia permite ver claramente se há gordura ou cálcio nas artérias. Médico deve indicar se o paciente tem risco alto, moderado ou leve. O exame de angiotomografia de artéria coronária é um grande avanço da medicina.
Controlar a dieta e o estilo de vida juntamente com o remédios e colocando o colesterol na faixa pode diminuir o ritmo da progressão da aterosclerose e reduzir o volume das placas não calcificadas em comparação com o tratamento medicamentoso unicamente.
A placa aterosclerótica é a característica da aterosclerose; é uma evolução da estria gordurosa e tem 3 componentes principais:
A formação da placa de ateroma inicia-se com a agressão ao endotélio vascular (revestimento interno dos vasos) devida a diversos fatores de risco, como a elevação de lipoproteínas (gorduras) aterogênicas (como o LDL- colesterol ou "colesterol ruim"), hipertensão arterial, diabetes ou tabagismo.
Algumas ótimas opções de remédios caseiros para aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, são a berinjela e os chás de ervas como a cavalinha porque estes alimentos possuem propriedades que ajudam na eliminação destas placas de gordura.
O limão é rico em vitamina C, pectina, antioxidantes, atuando diretamente na desintoxicação do organismo. Além disso, afina o sangue, age na redução de gorduras e ajuda equilibrar o pH do sangue.
O médico iniciará o diagnóstico por um exame físico e com perguntas sobre o histórico médico do paciente e de sua família. Depois, solicitará a realização de alguns exames. Existem muitos deles que podem ajudar a diagnosticar aterosclerose. Geralmente, o médico solicita mais de um exame para obter um diagnóstico preciso. NÃO PARE AGORA...
A aterosclerose é uma doença crônica caracterizada por um grande processo inflamatório que acontece devido à acumulação de placas de gordura no interior dos vasos ao longo dos anos, o que acaba por resultar no bloqueio do fluxo sanguíneo e favorecer a ocorrência de complicações, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Independente do tratamento recomendado pelo médico, é importante mudar os hábitos de vida, principalmente os relacionados à prática de atividade física e à alimentação para que diminua a quantidade de colesterol mau circulante e o risco de desenvolvimento da aterosclerose, sendo importante evitar ao máximo alimentos gordurosos.
A aterosclerose pode afetar as artérias de médio e grande porte do cérebro, coração, rins, outros órgãos vitais e pernas. Ela é o tipo mais importante e mais comum de arteriosclerose, um termo geral para várias doenças em que as paredes das artérias tornam-se mais espessas e menos elásticas.
Como identificar plástico livre de BPA?
Como saber se eu tenho quelóide?
Quais são os sintomas da candidíase?
O que não é uma equação linear?
Como analisar projeto elétrico?
Como financiar a construção de um prédio?
Como é feita a contagem das semanas de gravidez?
Qual a classificação da palavra geografia?
Quantas sílabas a palavra cruz?
Como se separa a palavra utensílio?
Como cortar a galinha em partes?
Como lavar uma garrafa térmica?
Como organizar as imagens no Word?