Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.
O bisfenol A (BPA) é utilizado na produção de plásticos e resinas e pode ser nocivo para a saúde. O bisfenol A, também chamado de BPA, é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi.
O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. 3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intenso quando há um resfriamento do plástico.
Alguns plásticos possuem BPA free, mas você sabe o que isso significa? ... Então, quando você observar na embalagem a sigla BPA free (livre de Bisfenol A) fique tranquilo que este produto não transmitirá nenhum risco a sua saúde e da sua família.
Ligue para o fabricante para ver se o produto é livre de BPA. Procure os números "1", "2" ou "5" na parte inferior dos produtos. Contêineres com esses números são livres de BPA. Avalie se o plástico é macio e maleável. Esses tipos de plásticos são normalmente livres de BPA.
Para identificar se um determinado objeto possui BPA em sua composição, procure por um número na embalagem, que geralmente está gravado no fundo. Os plásticos com os números 3 e 7 são aqueles que trazem maior risco de liberarem a substância. Sobretudo, após o contato com líquidos aquecidos ou detergentes fortes.
Esse número, geralmente localizado em um pequeno triângulo, identifica o tipo de plástico do qual o recipiente é feito. Determine se o triângulo contém o Nº 7. Os contêineres de BPA devem ter um número sete. No entanto, nem todos os produtos nº 7 contêm BPA.
Em casos mais graves, o consumo de BPA parece potenciar o aparecimento de câncer no estômago ou no intestino. Além disso, uma parte do BPA também pode ser transportada até ao fígado, onde pode provocar alterações hepáticas.