Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.
Portugal foi pioneiro na expansão marítima por conjugar alguns fatores políticos, sociais, econômicos e técnicos que possibilitaram a procura por novas rotas de comércio com os mercados orientais.
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
O marco inicial foi a conquista de Ceuta, em 1415, localizada na costa do Marrocos. Em seguida, empreendeu esforços para chegar às Índias pelo mar, contornando a África.
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
Os objetivos primordiais eram dois: o comércio com as oriente por especiarias e seda, e a descoberta de novos territórios. ... Contornando o continente africano, os europeus conseguiram chegar a India e ao extremo oriente, estabelecendo postos de comércio com os nativos.
GRANDES NAVEGAÇÕES Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
A expansão marítima impulsionou a Transnacionalização da cultura e da economia no mundo. moderno, alterando o mundo do trabalho e deslocando populações no mundo. ... O mercantilismo visa o acúmulo de capital, onde o Estado controla a economia e as atividades. comerciais.
Em seu conjunto, esta expansão marítima europeia é mais comumente chamada como as Grandes Navegações. ... As primeiras condições para o desenvolvimento deste processo podem ser datadas ainda do século XVIII, quando ocorreram as invasões islâmicas na Península Ibérica.
Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente. Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao ...
Outro fator fundamental para a realização da expansão marítima foi o fato de que, ainda na Baixa Idade Média, acontece a formação de Portugal e a formação da Espanha, importantes monarquias nacionais que centralizaram o poder no Estado. Essas nações proporcionaram recursos humanos e financeiros suficientes para a expansão.
No entanto, o início das explorações marítimas espanholas firmou uma concorrência entre Portugal e Espanha que abriu caminho para um conjunto de acordos diplomáticos (Bula Intercoetera e Tratado de Tordesilhas) que preestabeleceram os territórios a serem explorados por ambas as nações.
A grandiosidade da expansão marítima portuguesa resultou inclusive na produção de um dos maiores poemas épicos da Idade Moderna, os Lusíadas, escrito por Luís Vaz de Camões para retratar a saga de Vasco da Gama até chegar à cidade indiana de Calicute, em 1498.
Como tirar gordura do botão do fogão?
Como saber que o útero tá baixo?
Como secar o trigo para quibe?
Como faço para juntar duas páginas no Facebook?
Como usar o aplicativo Conexão Escola?
O que fazer para secar o chão rápido?
Quanto tempo demora para desinflamar unha encravada?
Como usar o app Caixa trabalhador?
Como escrever graus Celsius corretamente?
Quando foi criado o Homem-Aranha?
Como escreve 149600000 km em egípcio?
Como se escreve de 1 a 20 em algarismo romano?
Quando você perceber que está sozinho?