Segundo o historiador Heródoto, o lema dos espartanos era “não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer”. Desde o nascimento a criança espartana já era julgada sob o olhar de valores guerreiros, uma educação militarizada.
A-hu! A-hu! O grito de guerra dos soldados em "300 de Esparta" andam ecoando nos ouvidos dos fãs de filmes de batalhas.
Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). Arqueólogos encontraram diversos templos nas ruínas de Esparta. Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade.
Leonidas de Esparta
Leonidas I foi um dos Reis de Esparta durante as guerras greco-persas e o líder consagrado de uma das unidades militares mais ferozes da História: os trezentos de Esparta. Ele é mais lembrado por sua ousadia incomparável, bem como pelo caráter destemido.
Molon Labe, em grego, significa “venham pegá-las”. Foi a desafiadora resposta do Rei Leônidas ao emissário do imperador persa Xerxes que exigiu a deposição das armas pelos aguerridos espartanos.
15 curiosidades que você vai gostar
Segundo Heródoto, durante a batalha, o exército persa contava com milhões de soldados. Estimativas mais realistas sugerem que o número de guerreiros persas na batalha não passava de 250 mil. Os espartanos e seus aliados somavam mais ou menos sete mil homens.
Os espartanos eram guerreiros da Antiguidade conhecidos pela força e pelo treinamento, sendo considerados os soldados mais perfeitos. Conhecidos pela guerra e por serem os soldados mais perfeitos de todos os tempos da Antiguidade. ... Licurgo era famoso como quem comandava as legislações de Esparta.
Os esparciatas eram o corpo de elite do exército de Esparta, pois dedicavam toda a sua vida ao treinamento militar. Esse treinamento iniciava-se aos sete anos de idade e seguia durante toda a vida, o que fazia dos soldados espartanos os melhores e os mais disciplinados de toda a Grécia.
A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros. ... Somente aos 30 anos, o soldado tornava-se um cidadão espartano.
O que fazer para acabar com o esquecimento?
Quem tem medo de viajar de avião?
Qual a característica o nosso sistema de numeração herdou do sistema romano *?
Como curar botulismo em bovinos?
O que fazer para ter pulso firme?
Quais são os sintomas de calazar em humanos?
Como tratar plantas antes de colocar no aquário?
Como tirar o gosto ruim da água do filtro?
Onde coloca a comida na mesa posta?
Como retirar a gaze de uma cirurgia?
Como seria um ambiente ideal para se viver?
O que fazer para tirar os gases do feijão?