Arte Medieval Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja (clero) e dos nobres. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático. A principal organização político-administrativa desse período estava baseada no sistema feudal.
A arte religiosa ou a arte sacra é uma imagem artística que usa inspiração e motivos religiosos e é frequentemente destinada a elevar a mente ao espiritual. ... É fazer imagens das diferentes crenças do mundo e do que elas parecem.
A Igreja Católica foi a instituição religiosa que mais influência exerceu sobre as artes plásticas, arquitetura e literatura. Na Idade Média, a igreja controlou toda a produção artística e cultural, graças ao forte poder político e econômico que possuía em Roma.
Arte e Cultura
Como as imagens eram usadas para propagar o cristianismo e como eram as representações plásticas deste período. O significado dos símbolos cristãos, as pinturas das catacumbas e o tipo de escultura criada para ornamentar sarcófagos de imperadores e religiosos.
- Os artistas medievais se interessavam exclusivamente pela alma. - Tinham a intenção de iniciar novos fiéis nos dogmas da igreja. - Os teólogos acreditavam que os cristãos aprenderiam a apreciar a beleza divina através da beleza material. - Se desenvolve entre os séculos IV e XV na região do Bizâncio.
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A arte já foi muito utilizada para representar crenças – mesmo muito antes do cristianismo surgir. Muitos pesquisadores acreditam que as pinturas rupestres são religiosas. ... Mais que ajudar a representar os atributos de alguma determinada crença, a arte tem particularidades que ajudam a aproximá-la da religião.
São, portanto, consideradas artes religiosas aquelas guiadas por conteúdos desta natureza utilizando figuras e representações, normalmente materializadas em pinturas, pequenas esculturas e na arquitetura, enfatizando o poder das artes decorativas e da ambientação dos espaços físicos (internos e externos) para ilustrar ...
A "arte sacra" é aquela arte religiosa que tem um destino de liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, ou seja para o culto divino.
Arte religiosa ou arte sacra são imagens artísticas usando inspiração religiosa e motivos e muitas vezes destina-se a elevar a mente para o espiritual. A arte sacra envolve as práticas rituais e cultuais e os aspectos práticos e operativos do caminho da realização espiritual dentro da tradição religiosa do artista.
Tipos de obras sacrassímbolos iconográficos;tapeçarias;artesanato;mosaicos;vitrais;cerâmica;trabalhos em metal;entalhes em madeira.
A arte sacra é um movimento que despontou com o intuito de promover a fé. Assim, retratando a devoção e os aspectos religiosos por meio de incríveis obras de arte, essa corrente conta com peças dos mais diversos gêneros, como esculturas, pinturas e vitrais, sendo também encontrada em esplendorosas obras de arquitetura.
No que se refere às representações artísticas, o universo religioso apresenta uma rica variedade de obras, podendo ser encontradas em:arquitetura de igrejas e templos;esculturas;painéis;pinturas;mosaicos e vitrais.
Arte Religiosa: reúne obras artísticas de cunho religioso e pode ser representada por esculturas de santos e pinturas de passagens bíblicas, por exemplo. Essas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos.
Faz uma experiência “religiosa” o homem que reconhece brotar do Amor a totalidade do seu ser, a sua existência, a norma das suas ações, o sentido e o fim do seu destino. O “lugar”, por assim dizer, do reconhecimento dessa dependência é a oração, diálogo entre o “eu” humano e o “tu” divino.
A medida da arte é o homem, a medida da religião é Deus. A devoção religiosa implica e confessa o tremendo mistério da Divindade. Ela reconhece o divino como algo além das capacidades pessoais da compreensão humana. A arte permanece firme mesmo no naufrágio das intenções humanas.
Decorando peças de gesso, produzindo rosários ou esculpindo imagens em argila e madeira, eles buscam reforçar a crença por meio da profissão.
Funcionalmente, há reconhecido paralelismo entre arte e religião. Ambas estão em busca de algo menos palpável, do absoluto; ambas provocam reverência; o produto da arte é portador de uma verdade religiosa e sagrada, a verdade do artista ; os atributos tradicionais de Deus se encontram no artista e na obra .
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção.
Em algumas culturas, esse círculo que ela possui significa a interpretação da passagem da vida. No hinduísmo, por exemplo, as mandalas são utilizadas na representação da vida, de acordo com os propósitos do universo. Para essa cultura, elas demonstram a integração e a harmonia em tudo o que é feito na vida.
A arte religiosa é um reflexo da essência humana, um processo interno do artista, sua imagem do amor divino. Ela é, assim, subordinada à religião institucional. A arte sacra está, portanto, impregnada dessas características, mas diferencia-se por ser imanente ao culto sagrado.
Fé Bahá íHinduísmo.Islamismo.Jainismo.Judaísmo.Konkokyo.Messiânica.Panteísmo.
"Cada religião tem uma maneira diferente de se relacionar com a natureza, mas há um ponto em comum: todas as crenças moralmente defensáveis, ou seja, aquelas que não são cultos satânicos ou coisas do tipo, têm uma visão positiva do meio ambiente", diz Maretti.
Convenciona-se chamar de pintura sacra aquela que representa assuntos ou personagens religiosos. Uma parcela significativa dessa produção é realizada sob encomenda para decorar forros das igrejas e capelas.
No Brasil, a arte sacra está presente desde o período colonial. Os estilos barroco e rococó foram os que mais se destacaram nesse sentido. O artista Antônio Francisco Lisboa, chamado de Aleijadinho (1730-1814), é o mais conhecido do período.
No Brasil, o estilo chega com os jesuítas na época da colonização do país, sendo uma das ferramentas da catequização dos índios e, posteriormente, dos escravos. Predominou no país, pois é a primeira estilística a chegar de fora. Foi mais vista na arte sacra, ou seja, nas pinturas, estátuas e decorações.
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