Para saber se o médico possui registro de especialista, basta fazer uma simples consulta no site do CFM (www.cfm.org.br) e clicar no campo "Cidadão" e depois “Busca por médico”. No caso do médico dermatologista, a consulta também pode ser feita pelo nosso site oficial: www.sbd.org.br.
Para qualquer uma das 53 especialidades médicas reconhecidas no Brasil, o Conselho Federal de Medicina, por meio dos seus Conselhos Regionais (CRM), só pode registrar como especialistas (concedendo o Certificado de Registro de Qualificação de Especialista) os médicos que apresentarem pelo menos um destes dois ...
RQE significa registro de qualificação de especialista. Você o obtém ao registrar seu título de especialista em um CRM.
Resumindo pra ficar ainda mais claro: o CRM é o número que o médico recebe para poder exercer a Medicina e o RQE é a identificação que o especialista tem para que sua especialidade médica seja reconhecida.
O RQE só é fornecido aos médicos que concluem Residência Médica ou que foram aprovados na prova de título de especialista na especialidade. Confira o número do RQE do seu médico no site do Conselho Federal de Medcina (CFM): Clique aqui.
O que é o Registro de Qualificação de Especialista (RQE)? O RQE é a comprovação de que a especialidade médica anunciada é reconhecida e que o profissional está habilitado para exercê-la.
Sem especialidade, o médico é um clínico geral. Pode, por exemplo, trabalhar no programa de saúde da família. Foi daí que surgiu a ideia de oferecer pontos nas provas de residência para quem aceitar ser médico em regiões afastadas e carentes.
Aqui a indicação de um colega médico pode ajudar. Nós do Instituto Amato somos uma equipe grande, especializada e dedicada; e você pode ler sobre todos os nossos médicos aqui. Cuidado com o Dr Google. As informações estão lá, mas é preciso discernimento profissional para saber aplicá-las e julgá-las.
Para saber a formação e titulação do seu médico entre no site do Conselho Regional de Medicina do seu estado ( www.cremesp.org para São Paulo) e coloque o nome e/ou CRM do médico para investiga-lo e ver se tem titulação reconhecida pela sociedade. Isso atesta que ele preencheu todos os critérios para ser considerado apto na área.
O RQE é a garantia de que o médico é um especialista e deve constar em carimbos, receituários, placas de consultórios, sites, revistas e mídias. A medida visa proteger a sociedade de falsos especialistas e a associação de especialidade do médico, que dispõe de uma garantia que somente especialistas podem se apresentar como tal, por meio do RQE.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) alerta a importância da solicitação do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). A normativa entrou em vigor em 2012, por meio da Resolução Nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Qual a Lei da intolerância religiosa?
Quais são as características das lutas sociais?
Quais são as metas internacionais de segurança do paciente?
Quem tem fístula perianal pode fazer musculação?
O que é o princípio da sobrecarga?
Qual a diferença entre She e her?
Quais as principais propriedades da cal para a construção civil?
O que era usado antes da anestesia?
O que a ansiedade causa no pescoço?
Quem tem psoríase pode beber cerveja?
Como saber se tenho direito ao PIS telefone?
Qual o período de chuvas fortes e concentradas na Bahia?
Qual é o fabricante da TV AOC?
O que vale mais a convenção ou o Código Civil?
Qual a rádio que toca as melhores músicas?
Quais são os grupos de risco em biossegurança?