Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzido na Idade Média e revalorizar as obras Greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.
Hoje, a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.
O renascimento compreendeu um período de retomada de elementos da cultura clássica e sua confluência com a cultura cristã herdada da Idade Média. ... Essa visão supõe ser a Idade Média um período decadente e obscuro que nada ofereceu de significativo ao universo cultural que sobreveio com o Renascimento.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época. Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento.
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. Esta época foi pautada no racionalismo, no humanismo e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica que mudaram a mentalidade das pessoas.
Professora de História. O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval, e deu início à Idade Moderna.
O Renascimento originou-se na Itália, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. Elas enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes, juntamente com alguns príncipes e papas.
Michelangelo: artista italiano cuja obra foi marcada pelo humanismo. Além de pintor foi um dos maiores escultores do Renascimento. Entre suas obras destacam-se a Pietá, David, A Criação de Adão e O Juízo Final. Também foi o responsável por pintar o teto da Capela Sistina.
Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura). Leonardo da Vinci foi um dos maiores expoentes do Renascimento
Como tirar soro do creme de leite congelado?
Quanto tempo leva a gestação de um canguru?
Quem tirou a maior nota do Enem 2021?
Como funciona o pagamento do DogHero?
O que diz o artigo 203 do CPC?
Qual aeroporto mais perto de Courchevel?
Como numerar as páginas de um livro?
O que são teorias do desenvolvimento e da aprendizagem?
Qual as vantagens do tecido náutico?
O que é ser um empreendedor ou um intraempreendedor?
O que é execução orçamentária da despesa?
É possível existir norma constitucional originária inconstitucional?
Como identificar tumor na tomografia?
O que pode dar errado na abdominoplastia?
O que é um cronograma de Marcos?
Quais são os objetivos e os princípios da estratégia de Saúde da Família?