Quais os fatores geradores do ITBI?

Pergunta de Catarina Jéssica de Castro em 03-10-2025
(34 votos)

156, II, da atual CF, estabelece que o fato gerador do ITBI é a transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

Quais os fatos geradores do ITBI?

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, reafirmou o entendimento de que a cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) tem como fato gerador a transferência da propriedade imobiliária, ou seja, mediante o registro no respectivo cartório de registro de imóveis.


Quais são os fatos geradores?

Fato gerador é uma situação prevista em lei que, ao ocorrer na prática, dá origem a uma obrigação tributária. Todos os impostos que pessoas e empresas pagam têm um fato gerador que deu origem a esse imposto. Isso significa que o imposto não pode ser cobrado se o fato gerador não tiver acontecido.

Quais são os fatos geradores de impostos?

FATO GERADOR DO TRIBUTO. O fato gerador do tributo é a ocorrência, em si, que traz a tona a exigência do respectivo ônus para o contribuinte. A lei descreve situações que, ao ocorrerem na vida real, fazem com que se fixe o momento do nascimento da obrigação tributária.

Como é gerado o ITBI?

Como a Constituição define, o ITBI é um imposto gerado quando há uma transação imobiliária entre pessoas vivas. Assim, no caso do falecimento do proprietário do imóvel e a consequente transmissão da propriedade por herança, não há incidência do tributo.

De Olho No Seu Direito Empresa - Fato gerador e base de cálculo do ITBI


38 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre a cobrança do ITBI?

Conforme disposto no artigo 156, II da Constituição Federal, será cobrado o ITBI quando: houver a transmissão onerosa inter vivos, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

O que é fato gerador de imposto?

“Fato gerador” é um termo relacionado ao pagamento de impostos para arrecadação por parte do governo. Cada imposto tem seu fato gerador. IPTU e FGTS, por exemplo, têm cada um seu fato gerador. Logo, a partir dele, é criada uma obrigação tributária sobre uma ou todas as partes envolvidas.

O que é fato gerador do imposto?

Pode-se considerar que o fato gerador é aquela situação definida pelo legislador, ao qual praticada por determinada pessoa, impõem a ela a “obrigação” de “doar” ao Estado parcela do seu patrimônio.

Qual é o fato gerador do Simples Nacional?

O fato gerador do imposto Simples Nacional é a competência da prestação de serviços ou a data de emissão da nota fiscal, por exemplo: A empresa prestou serviços em 01/2013 e informou a data de competência 01/2013 na emissão da nota que foi feita em 15/02/13.



Outras questões

Pode haver renúncia da prescrição?

Quais são os perfis Disc?

Quanto tempo o Moto E6 Play demora para carregar?

Como transformar ml em microgotas?

O que significa o verbo Believe?

Qual o significado de flor-de-lis na Bíblia?

Qual o país que é 6 meses dia 6 meses noite?

O que é consentimento viciado?

Quantos anos Jacó viveu na terra do Egito?

Onde guardar o Super Bonder depois de aberto?

Como os pais podem estar presentes na vida dos filhos?

Como saber se ficou chapado?

Pode fazer chá de hibisco com água fria?

É necessário deixar os cabelos sujos para poder dar alisantes?

O que está incluso na diária de UTI?

Como pagar IPVA 2022 Detran BA?

Qual é a selagem verdadeira?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com