Quais os fatores geradores do ITBI?

Pergunta de Catarina Jéssica de Castro em 27-05-2022
(34 votos)

156, II, da atual CF, estabelece que o fato gerador do ITBI é a transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

Quais os fatos geradores do ITBI?

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, reafirmou o entendimento de que a cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) tem como fato gerador a transferência da propriedade imobiliária, ou seja, mediante o registro no respectivo cartório de registro de imóveis.


Quais são os fatos geradores?

Fato gerador é uma situação prevista em lei que, ao ocorrer na prática, dá origem a uma obrigação tributária. Todos os impostos que pessoas e empresas pagam têm um fato gerador que deu origem a esse imposto. Isso significa que o imposto não pode ser cobrado se o fato gerador não tiver acontecido.

Quais são os fatos geradores de impostos?

FATO GERADOR DO TRIBUTO. O fato gerador do tributo é a ocorrência, em si, que traz a tona a exigência do respectivo ônus para o contribuinte. A lei descreve situações que, ao ocorrerem na vida real, fazem com que se fixe o momento do nascimento da obrigação tributária.

Como é gerado o ITBI?

Como a Constituição define, o ITBI é um imposto gerado quando há uma transação imobiliária entre pessoas vivas. Assim, no caso do falecimento do proprietário do imóvel e a consequente transmissão da propriedade por herança, não há incidência do tributo.

De Olho No Seu Direito Empresa - Fato gerador e base de cálculo do ITBI


38 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre a cobrança do ITBI?

Conforme disposto no artigo 156, II da Constituição Federal, será cobrado o ITBI quando: houver a transmissão onerosa inter vivos, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

O que é fato gerador de imposto?

“Fato gerador” é um termo relacionado ao pagamento de impostos para arrecadação por parte do governo. Cada imposto tem seu fato gerador. IPTU e FGTS, por exemplo, têm cada um seu fato gerador. Logo, a partir dele, é criada uma obrigação tributária sobre uma ou todas as partes envolvidas.

O que é fato gerador do imposto?

Pode-se considerar que o fato gerador é aquela situação definida pelo legislador, ao qual praticada por determinada pessoa, impõem a ela a “obrigação” de “doar” ao Estado parcela do seu patrimônio.

Qual é o fato gerador do Simples Nacional?

O fato gerador do imposto Simples Nacional é a competência da prestação de serviços ou a data de emissão da nota fiscal, por exemplo: A empresa prestou serviços em 01/2013 e informou a data de competência 01/2013 na emissão da nota que foi feita em 15/02/13.



Outras questões

Que a lei seja cumprida ou comprida?

Como se escreve por extenso o número 3 7 bilhões?

Como se escreve para o Enem 2020?

Como saber se estou procrastinando?

O que significa a palavra reconciliou?

Como instalar a impressora HP Photosmart C4780?

Como escrever realizar no futuro?

Como liberar o spooler da impressora?

Como instalar uma impressora HP Deskjet D2360?

Como saber se posso ter dupla cidadania?

Como saber se tenho gordura no fígado exame?

Como declarar Imposto de Renda se sou isento?

Como é feito o diagnóstico de infecção urinária?

O que fazer para sair o colostro?

Como funciona o tratamento de câncer pelo SUS?

Qual o exame de sangue que detecta hepatite?

O que pode ser irregularidade no CPF?

Onde se encontra chumbo no dia a dia?

Como a diabetes afeta o sistema Imunologico?

Quais são as consultas feitas no bem?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com