Quais os fatores geradores do ITBI?

Pergunta de Catarina Jéssica de Castro em 27-05-2022
(34 votos)

156, II, da atual CF, estabelece que o fato gerador do ITBI é a transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

Quais os fatos geradores do ITBI?

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, reafirmou o entendimento de que a cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) tem como fato gerador a transferência da propriedade imobiliária, ou seja, mediante o registro no respectivo cartório de registro de imóveis.


Quais são os fatos geradores?

Fato gerador é uma situação prevista em lei que, ao ocorrer na prática, dá origem a uma obrigação tributária. Todos os impostos que pessoas e empresas pagam têm um fato gerador que deu origem a esse imposto. Isso significa que o imposto não pode ser cobrado se o fato gerador não tiver acontecido.

Quais são os fatos geradores de impostos?

FATO GERADOR DO TRIBUTO. O fato gerador do tributo é a ocorrência, em si, que traz a tona a exigência do respectivo ônus para o contribuinte. A lei descreve situações que, ao ocorrerem na vida real, fazem com que se fixe o momento do nascimento da obrigação tributária.

Como é gerado o ITBI?

Como a Constituição define, o ITBI é um imposto gerado quando há uma transação imobiliária entre pessoas vivas. Assim, no caso do falecimento do proprietário do imóvel e a consequente transmissão da propriedade por herança, não há incidência do tributo.

De Olho No Seu Direito Empresa - Fato gerador e base de cálculo do ITBI


38 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre a cobrança do ITBI?

Conforme disposto no artigo 156, II da Constituição Federal, será cobrado o ITBI quando: houver a transmissão onerosa inter vivos, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

O que é fato gerador de imposto?

“Fato gerador” é um termo relacionado ao pagamento de impostos para arrecadação por parte do governo. Cada imposto tem seu fato gerador. IPTU e FGTS, por exemplo, têm cada um seu fato gerador. Logo, a partir dele, é criada uma obrigação tributária sobre uma ou todas as partes envolvidas.

O que é fato gerador do imposto?

Pode-se considerar que o fato gerador é aquela situação definida pelo legislador, ao qual praticada por determinada pessoa, impõem a ela a “obrigação” de “doar” ao Estado parcela do seu patrimônio.

Qual é o fato gerador do Simples Nacional?

O fato gerador do imposto Simples Nacional é a competência da prestação de serviços ou a data de emissão da nota fiscal, por exemplo: A empresa prestou serviços em 01/2013 e informou a data de competência 01/2013 na emissão da nota que foi feita em 15/02/13.



Outras questões

Quanto é 1 3 terço?

Quem tem fibromialgia não tem febre?

São elementos essenciais do negócio jurídico resposta?

É correto falar irmãos?

Quem está impedido de participar de Licitações?

Qual o ano que fez mais frio em São Paulo?

O que diz a RDC 07 2010 sobre a equipe de profissionais de uma UTI?

Qual a diferença entre cabelos crespos e cacheados?

Que processo empobrece o solo do Cerrado?

Quais tratamentos podem ser feitos para recuperar ou minimizar a perda auditiva?

Quantos sonhos temos por dia?

Qual a importância de se realizar um projeto de pesquisa?

Quais sintomas que o fígado não está bem?

Qual é a fórmula geral para divisor de tensão?

O que é a qualidade do leite?

Quanto custa um boi bom?

Como diagnosticar inflamação no ovário?

Como tirar a multa do IPVA atrasado?

O que é faixa de pulverização?

Por que a água fica parada no vaso sanitário?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com