A religião na Mesopotâmia Os povos mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses ao mesmo tempo, muitos relacionados à natureza. Por exemplo, Anu era considerado o deus do céu; Ishtar era a deusa da fertilidade e do amor; Enlil era do deu do ar; Shamash a divindade do sol e da justiça.
Na Mesopotâmia, um incontável panteão de deuses e semideuses fazia parte da religião. ... Os mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra). Foram eles que, através de suas palavras, teriam criado o mundo.
Os mesopotâmicos construíram zigurates, espécies de templos em formato de pirâmides, e acreditavam que os deuses habitavam estas construções.
O pensamento religioso dos povos mesopotâmicos tinha traço dualista, admitindo a existência de deuses inclinados para o bem e para o mal. ... A obra “O mito da criação” relata a origem do mundo graças aos feitos de Marduk, uma das principais divindades dos babilônios.
Inanna, em sumério, Ishtar, em acádico, era a mais célebre das deusas no panteão mesopotâmico, tinha como atributo a feminilidade, o amor e o sexo, mas também era a soberana da guerra, representada como colecionadora de amantes e vingativa.
Inana
Inana (Istar) | |
---|---|
Rainha do Céu Deusa do sexo, guerra, justiça e poder político | |
Deusa Inana num selo acadiano, a.C. Ela está equipada com armas nas costas, tem um capacete com chifres e está pisando em um leão. | |
Planeta | Vênus |
Morada | Céu |
Os sumérios eram politeístas, isto é, sua religião comportava diversos deuses.
A religião da antiga Mesopotâmia foi marcada pela crença na existência de diversos deuses. ... Estes sacerdotes eram considerados espécies de intermediários entre os deuses e a pessoas. Eles não precisavam trabalhar no campo, pois tinham a função de conduzir a construção de diques e canais de irrigação.
monte Olimpo Eles viviam no monte Olimpo, o monte mais alto de toda Grécia. Ficavam no topo, acima das nuvens. A mitologia grega diz que o portão era de nuvens, inclusive. Lá eles comiam o néctar e ambrosia.
Inanna, em sumério, Ishtar, em acádico, era a mais célebre das deusas no panteão mesopotâmico, tinha como atributo a feminilidade, o amor e o sexo, mas também era a soberana da guerra, representada como colecionadora de amantes e vingativa.
Uma deusa que ganhou muita importância na Mesopotâmia foi Ishtar. Era representada nua e simbolizava o poder da natureza e da fertilidade. Os mesopotâmicos também acreditavam na existência de heróis, demônios e gênios.
Os povos da Mesopotâmia deixaram um rico legado religioso aos povos que os sucederam no domínio do Oriente antigo. Esta herança proliferou no mundo junto com as religiões chamadas monoteístas, ou seja, aquelas que adoram uma só divindade, todas elas surgidas no Oriente Médio.
Os vestígios arqueológicos são limitados e por isso não se pode definir como a organização política e social se dava exatamente dentro de algumas dessas primeiras cidades. Uma das fontes de referência para o estudo da Mesopotâmia, que não um dos documentos encontrados nas escavações na região, é a bíblia.
DEUSES DA ANTIGA MESOPOTÂMIA E SANTOS CATÓLICOS – semelhanças de devoção e proteção no imaginário popular Os povos da Mesopotâmia deixaram um rico legado religioso aos povos que os sucederam no domínio do Oriente antigo.
O que fazer no primeiro dia de aula em uma escola nova?
Como não ficar nervoso na hora de tocar na igreja?
Como funciona o terno do jogo do bicho?
Como não ficar nervosa na frente da pessoa amada?
Porquê da cristais de gelo no sorvete?
Como numerar páginas em arquivo PDF?
Como ganhar força e resistência no pedal?
Como ganhar dinheiro vendendo frutas e legumes?
Como conseguir essência laranja no League of Legends?
Como ganhar bebida grátis no Starbucks?