O comprometimento dos sistemas de comunicação, a dificuldade para o acesso ao local, à destruição das edificações de saúde e a falta de água, alimentos e energia elétrica, associados a um número grande de feridos, reflete em graves consequências para saúde pública (FERNANDES, 2013).
Esses efeitos podem levar à perda de identidade pessoal e profissional, perda de estruturas de apoio social, perda do senso de controle e autonomia, além de alimentar sentimentos de desamparo, medo e fatalismo.
Um desastre natural resulta da combinação de quatro fatores importantes para a Saúde Coletiva, que são: 1) a ocorrência de uma ameaça natural; 2) uma população exposta; 3) as condições de vulnerabilidade social e ambiental desta população; 4) insuficientes capacidades ou medidas para reduzir os potenciais riscos e os ...
Por que desastres de menor magnitude no Brasil conseguem ter consequências mais graves do que os de média a grande magnitude em outros países? ... Atualmente, não há mais sentido nessa divisão, uma vez que o ser humano modifica continuamente o meio ambiente, já não se podendo falar em desastres puramente naturais.
As condições de vulnerabilidade resultam de processos sociais e mudanças ambientais que denominamos de vulnerabilidade socioambiental, pois combinam: a) os processos sociais que resultam na precariedade das condições de vida e proteção social (trabalho, renda, saúde e educação, assim como aspectos ligados a ...
De acordo com a Política Nacional de Defesa Civil, no último século os desastres naturais produziram danos muito superiores aos provocados pelas guerras; com a influência do homem, são cada vez mais intensos, principalmente devido ao desenvolvimento econômico e tecnológico pouco atento aos padrões de segurança da ...
Quais as principais estratégias que as Secretarias de Saúde podem adotar para se preparar para enfrentar os desastres? Institucionalização de um Comitê de Desastres intrassetorial com a representação das diversas áreas técnicas e administrativas. Elaboração de Plano de Gestão de Risco e Plano de Contingência.
Conhecidos também como catástrofes, os desastres ambientais ocorrem há centenas de anos em todo o planeta. Seja por um acidente ou mesmo por erro humano, esses acontecimentos deixam marcas significativas para os habitantes das regiões afetadas, bem como ao meio ambiente, cuja recuperação pode levar décadas ou séculos.
Em Minas Gerais, na última década, ocorreram desastres ambientais com mineração em Nova Lima (2001), em Miraí (2007), e em Itabirito (2014). ARAÚJO, Heribelto.
Desastres ambientais no Brasil 1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987) Em 13 de setembro de 1987, um dos maiores acidentes nucleares da história teve início quando dois catadores de ferro-velho recolheram um aparelho de radioterapia que encontraram em uma clínica desativada.
Leia a segunda parte do primeiro capítulo de ‘Vozes e Silenciamentos em Mariana’ Conhecidos também como catástrofes, os desastres ambientais ocorrem há centenas de anos em todo o planeta.
O que visitar na serra da estrela?
Qual é o sinônimo de Zé Ruela?
Quem são os pais de Murilo Rosa?
O que é gestão de produção e operações?
Qual é a música de debut do EXO?
Quanto tempo deixar a umectação no cabelo?
Quantos elétrons tem o subnível mais energético do ferro?
O que é o excedente de produção?
Como preparar um banho de Iemanjá?
Pode usar shampoo de reconstrução todos os dias?
Como funciona a requisição de compras?
Qual era a língua que se falava na Torre de Babel?
Quem tem direito a andar de ônibus de graça?
O que é uma análise físico-química?
Quanto tempo leva um pé de ipê para crescer?
O que acontece com a empresa que não fornecer EPI e EPC para seus funcionários?