Essa situação ficou conhecida como duplo poder, com a burguesia e a aristocracia organizando-se na Duma, e os trabalhadores, soldados e camponeses organizando-se nos sovietes. A principal reivindicação da população era a saída da guerra e medidas para aplacar a fome, além da distribuição de terras.
A petição não era radical e pedia melhorias para os trabalhadores, como melhores salários e uma jornada de trabalho de oito horas, além de pedir por mais liberdade de expressão na Rússia. Não era um texto revolucionário e tinha um tom de lealdade para com Nicolau II e a monarquia czarista.
O campesinato procurava por melhores condições de trabalho e de vida, mas esse povo fruto da miserabilidade agrária acabou sofrendo nos centros urbanos, com a carga excessiva de trabalho, baixos salários, a fome e a marginalização. Nesse contexto a Rússia ainda era dependente financeiramente da Inglaterra e França.
Os sovietes, essencialmente, eram simples comitês de greve, tais quais aqueles que aparecem em greves selvagens. ... Eles enviavam seus delegados a outras fábricas e aos comitês centrais, onde a informação era trocada, dificuldades discutidas, decisões tomadas, e novas tarefas consideradas.
Causas da Revolução Russa: contexto histórico
A reforma agrária promovida pelo czar Alexandre II (1855-1881), pouco adiantou para aliviar as tensões no campo. O regime czarista reprimia a oposição e a Ochrana, polícia política, controlava o ensino, a imprensa e os tribunais.
19 curiosidades que você vai gostar
Consequências da Revolução Russa
desapropriação das terras de burgueses e da Igreja; distribuição dessas terras aos camponeses; estatização dos meios de produção (fábricas, lojas, bancos etc.).
A partir desse episódio, conhecido como Revolução de Outubro ou Revolução Bolchevique, iniciaram-se mudanças no sistema econômico russo. Terras da Igreja, nobreza e burguesia foram desapropriadas e concedidas aos camponeses, as indústrias passaram a ser controladas pelos operários e os bancos foram estatizados.
A função principal dos Sovietes é a defesa e a consolidação da Revolução. Eles exprimem a vontade política das massas não só em todo o país, no Congresso Pan-russo, mas também em cada uma das suas secções onde a sua autoridade é praticamente suprema.
Além de questões políticas e ideológicas, um dos principais pontos de discordância entre os mencheviques e os sovietes era a manutenção do país na Grande Guerra – enquanto os mencheviques defendiam que o país deveria permanecer no conflito até o final, os sovietes defendiam o fim da participação russa no conflito, por ...
Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.
No final do século XIX, a Rússia encontrava-se no seguinte panorama: o território era dominado pela monarquia, na qual o imperador, chamado de czar, era o líder soberano apoiado pela classe nobre.
A classe operária vivia sob regimes despóticos na produção, com baixíssimos salários, muitas horas de trabalho e autoritarismo patronal. Embora a indústria estivesse em expansão, tal processo decorria sem melhora significativa das condições de vida e trabalho da população trabalhadora.
No final do século XIX, o Império russo era o maior país do mundo (22 milhões de Km2) e abrigava uma população de cerca de 160 milhões de habitantes, a maioria dos quais vivendo no campo. O regime político era a monarquia absolutista e todo poder se concentrava nas mãos do Czar.
A principal reivindicação da população era a saída da guerra e medidas para aplacar a fome, além da distribuição de terras. Após março de 1917, uma série de patrões passou a abandonar suas fábricas.
A principal reivindicação dos revoltosos era a eleição de sovietes livres, sem o monopólio bolchevique, em uma posição semelhante a que existiu em fevereiro de 1917.
A pressão popular, além de reivindicar melhores condições de trabalho, reformas econômicas e o fim dos privilégios da estrutura absolutista, também tinha em vista a reforma política da Rússia.
Os soviéticos eram, na realidade, todas as pessoas das antigas 15 Repúblicas Soviéticas. Entre elas, estão os russos, ucranianos, bielorrussos, cazaques, armênios, azeris, georgianos, moldavos, lituanos, estónios, letões, turquemenos, quirguizes, tajiques e uzbeques.
As Teses de Abril tinham como base os três pilares: "Paz,Terra e Pão": Paz: a saída da Rússia da guerra. Terra: promover a reforma agrária. Pão: comida a todos.
Estes sovietes tinham surgido para coordenarem as ações de luta operária e popular e, à medida que a mobilização foi crescendo, a sua autoridade foi aumentando até desafiar em toda a linha o poder dos patrões e das suas instituições, sendo de facto o Governo em várias regiões.
A partir de então, os sovietes passam a assumir o controle estatal e social do país. Seus delegados tornam-se deputados do povo, legislando e executando as medidas socialistas necessárias para retomar a indústria, a agricultura, os transportes e a defesa da Rússia soviética.
O Presidente do Soviete supremo era o chefe de Estado da URSS, com poderes equiparados ao do líder do Partido Comunista, que afinal de contas chefiava o único Partido de todo o parlamento. Leonid Brejnev foi o primeiro a acumular os dois cargos, tomando assim poder absoluto sobre o país.
Em termos didáticos, o conteúdo da Revolução Russa costuma ser dividido em três fases: 1) a Revolução de Fevereiro, a crise e a queda do czarismo, 2) os sovietes e o duplo poder, e 3) o Processo Revolucionário de Outubro e o Governo Lenin.
3- Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo? A - Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.
A RÚSSIA ANTES DE 1917
Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
Com quantos anos pele parou de jogar?
Quem pode assinar um projeto elétrico?
Quais os tipos de classificação de arquivos?
Qual a validade do Hyabak depois de aberto?
Quantos km tem que caminhar por dia?
Quanto tempo leva para cicatrizar o implante?
Qual é mais econômico aquecedor a óleo ou elétrico?
O que fazer para acalmar o coração?
Quem é o agricultor mais rico do Brasil?
O que é uma baixa expectativa de vida?
Como se dividem as receitas públicas?
Qual o número do leão no jogo do bicho?
Qual a função de uma lamparina?
Qual o valor em dinheiro que posso levar para Europa?
Quais raças de cachorro sente mais frio?
Qual escala foi produzida para a detecção de necessidades espirituais?