A grande circulação ou sistêmica, é o trajeto que o sangue percorre do coração para as células do corpo e vice-versa. Nesse percurso, o sangue arterial que chega dos pulmões segue em direção ao átrio ventrículo esquerdo, passando em seguida pela artéria aorta que leva o sangue para os tecidos do corpo.
De acordo com a localização das veias no corpo, essas podem ser classificadas em dois tipos: superficiais e profundas.
A circulação sistêmica ou grande circulação é um processo em que o sangue é levado do coração até os tecidos e, após isso, é levado novamente para o coração. Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta.
o sangue rico em gás carbônico chega ao coração pelas veias cavas superior e inferior, entrando no átrio direito, que se contrai e envia o sangue para o ventrículo direito, e depois o sangue é transportado para os pulmões pelas artérias pulmonares.
Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue no organismo, podem ser divididos, conforme sua estrutura e função, em três tipos: artérias, veias e capilares. Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue por todo o organismo, podem ser divididos em três tipos: artérias, veias e capilares.
As maiores veias são a veia cava superior e inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração.
Inicia-se no ventrículo esquerdo, passa por todos os órgãos e retorna ao átrio direito. Leva o sangue arterial para os órgãos e retorna ao coração com o sangue venoso. O ponto de partida da circulação sistêmica é do lado esquerdo.
O coração direito bombeia sangue para os pulmões. Os dois corações funcionam em série, portanto o sangue é bombeado, sequencialmente, do coração esquerdo (circulação sistêmica), para o coração direito (circulação pulmonar).
O movimento de sangue no interior das veias é auxiliado pela contração de músculos adjacentes a elas e também pelo movimento do diafragmadurante a respiração. O corpo possui mecanismos estimulados por hormôniospara intensificar os batimentos cardíacos e induzir o retorno do sangue periférico para o coração.
O movimento de sangue no interior das veias é auxiliado pela contração de músculos adjacentes a elas e também pelo movimento do diafragma durante a respiração. O corpo possui mecanismos estimulados por hormônios para intensificar os batimentos cardíacos e induzir o retorno do sangue periférico para o coração .
Nas veias, a pressão sanguínea é extremamente baixa quando comparada nas artérias, portanto, é necessário um mecanismo que garanta o fluxo em direção ao coração. Esse mecanismo é a presença de válvulas que garantem a direção do fluxo e impedem o refluxo quando elas se fecham.
Diferença entre artéria e veia Artérias e veias são vasos sanguíneos que se diferenciam pelo seu papel no sistema cardiovascular e também por sua estrutura. As artérias garantem que o sangue seja levado do coração para outras partes do corpo, enquanto as veias garantem a condução do sangue dos tecidos periféricos para o coração.
Como é feita a programação de um jogo?
Como montar uma fábrica de massas congeladas?
Em quais casos é admitida a produção antecipada de provas?
Como o Instagram paga os influenciadores?
Como funciona a remessa por conta e ordem?
Como ganhar dinheiro vendendo imóvel?
Quanto tempo dura a promessa de pagamento da Net?
Quanto ganha um gestor de tráfego?
O que fazer para ganhar dinheiro no ensino médio?
Como uma pedagoga pode ganhar dinheiro?
Como usar a função Acquaspray Brastemp?
Quanto tempo dura uma procuração de veículo?
Como funciona a Ultimate do Darius?
Como pode ser avaliada as capacidades motoras?
Como pode ser classificada a indústria?