Descontos na rescisão não podem ultrapassar a remuneração do empregado. Nos termos do parágrafo 5º do artigo 477, da CLT, qualquer compensação na rescisão contratual não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado.
14.131/2021, o limite para desconto nas verbas rescisórias foi ampliado para 40%, mantendo-se a mesma sistemática prevista no artigo 1º, §1º e artigo 6º, §5º da Lei nº. 10.820/2003, resguardando 5%, exclusivamente, para os saques ou amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.
O tema é tratado no artigo 477, §5º da CLT, o qual preceitua que o limite máximo para desconto das verbas rescisórias é o valor da última remuneração do empregado, não delimitando especificamente a natureza dos valores a serem descontados do acerto rescisório.
Existindo saldo do vale-alimentação, a Empresa pode descontar o seu valor da rescisão do trabalhador, desde que o motivo para haver a quantia restante seja referente a dias em que o empregado faltou ou que não trabalhará, em razão da demissão.
Quando o colaborador é demitido sem justa causa, o empregador deve pagar uma indenização de 40% sobre o valor do FGTS do empregado, como se fosse uma multa de rescisão de contrato de trabalho.
15 curiosidades que você vai gostar
Veja o que deve se considerar no cálculo de rescisão:Multa de 20% sobre o FGTS, com possibilidade de saque de até 80% do valor total;Saldo de salário;Metade do aviso prévio;Férias proporcionais e vencidas com adicional de 1/3;13ª salário proporcional.
Transporte: O auxílio-transporte, ou vale transporte, é descontado caso o trabalhador precise de uma ajuda financeira para se deslocar ao trabalho. Neste caso, a empresa pode descontar até 6% do salário. Alimentação: As empresas podem descontar até 20% do valor do benefício concedido do salário do trabalhador.
"Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo." ... 462 da CLT, desde que com autorização prévia e por escrito do empregado.
O Artigo 477 da CLT determina que:
Quando se encerra o vínculo empregatício entre a empresa e o funcionário, independentemente do motivo e da parte demandante, é obrigação do empregador dar baixa imediatamente na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Quantas calorias em 100 gramas de macarrão?
Como começar o desenvolvimento de um texto?
Como validar Bilhete Único no ônibus?
Quem tem direito a receber o auxílio-doença?
Quantos gramas tem a vela de 7 dias?
Qual o remédio caseiro que serve para gastrite?
Para que serve o óleo de rosa de mosqueta?
Como se organizar para estudar à distância?
Quantas fatias tem uma pizza de 50 cm?
Qual é o chá japonês que elimina celulite?
Faz mal pegar sol depois do almoço?
Qual a diferença entre o pão francês e o pão integral?
Qual horário para tomar claritromicina?
Quais são os territórios palestinos?