“Colmeia” é o substantivo coletivo que designa um grupo de abelhas.
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
banana-nanica é composto por um substantivo e um adjetivo, ambos pluralizáveis, portanto seu plural será bananas-nanicas; beija-flor é composto por um verbo, invariável quanto à pluralização, e um substantivo pluralizável, portanto seu plural será beija-flores.
guarda-chuva (guarda + chuva); peixe-espada (peixe + espada);
Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras (ou radicais). Normalmente, apresenta um significado novo, diferente do significado daquelas que a formam. palavra composta: girassol = vegetal que produz uma flor alaranjada e sementes comestíveis.
16 curiosidades que você vai gostar
Palavras compostas são formadas por dois ou mais termos que, unidos, formam um termo com outro sentido, equivalendo a uma só palavra.
O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.
Peixe - (em geral e quando na água) cardume, (quando miúdos) boana, (quando em viveiro) aquário, (quando em fileira) cambada, espicha, enfiada, (quando à tona) banco, manta. Peixes cardume.
A palavra “pé” é constituída de um só elemento. “Pé” é um substantivo simples. O substantivo "pé de moleque" é formado por mais de um elemento e tem um significado próprio. Trata-se de um substantivo composto.
Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só. Exemplos: paraquedas, segunda-feira, girassol, guarda-roupa, antissocial, louva-a-deus etc.
Coletivo é o substantivo que dá nome a um conjunto de seres, coisas, objetos, etc. No caso, o coletivo é “bananas” é “penca” que designa um conjunto de bananas. É importante notar que há também o cacho de bananas, mas este é um conjunto de pencas, e não de cachos.
Os substantivos podem ser classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.
Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc. São flexionados em gênero, número e grau e classificados por tipos, por exemplo: substantivo comum, coletivo e próprio.
É um tipo de adjetivo
O adjetivo composto apresenta dois ou mais radicais. ... Desse modo, o adjetivo composto é constituído por dois elementos, separados pelo hífen, por exemplo: azul-claro. O adjetivo pode variar em gênero e número.
O substantivo comum é a forma mais abrangente de dar nome a seres da mesma espécie que possuem características em comum, podendo ser subdividido em pessoas, animais, lugares, frutas, plantas, entre outros.
Substantivo Próprio
Os substantivos próprios particularizam seres ou lugares da mesma espécie, ou grupo. Essas palavras são sempre escritas com letra maiúscula. Exemplos: Brasil, São Paulo, Mariana, João, Porto Alegre, Luiza.
Guarda-sol e o Novo Acordo Ortográfico
Guarda-sol é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal guarda e do substantivo sol: guarda + sol.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
Primitivo: palavras que não derivam de outras. Derivado: vem de outra palavra existente na língua. Simples: tem apenas um radical. Composto: tem dois ou mais radicais.
Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.
Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
O hífen é o sinal gráfico usado na divisão silábica e na translineação. Quando é feita a translineação de uma palavra que já apresenta hífen, como uma palavra composta ou um verbo pronominal, ocorre duplicação do hífen: um hífen é o que indica a translineação, o outro é o que já faz parte da palavra.
Qual é a importância do índice de rentabilidade?
O que são indicadores de sustentabilidade e para que eles servem?
O que é procedimento no processo civil?
O que é um projeto de vida na escola?
Quanto tempo dura a bateria do iPhone 5S em 2021?
Em que casos admitem a sentença de desclassificação?
Quem é os monstro dessa semana BBB 22?
Qual era a proposta de Karl Marx para a sociedade?
Qual a importância da família na inclusão do aluno na escola?
Quanto menor o cérebro mais inteligente?
Como desbloquear o auxílio emergencial pelo aplicativo Caixa Tem?
Quem ganhou a imunidade do anjo ontem?
O que é a decadência no direito penal?
Qual a menor bacia hidrográfica do Brasil?
Quais são os tipos de requerimento?