Assim, o tecido adiposo marrom tem um papel contrário ao do tecido adiposo branco, já que este último armazena energia na forma de gordura. O TAM queima esses triglicérides através do processo de termogênese, que produz calor nos organismos.
O tecido adiposo branco armazena energia e produz citocinas pró-inflamatórias, que interferem no sistema imunológico. Já o tecido adiposo marrom possui como principal função a produção de calor, ou seja, é um tecido metabolicamente ativo, que basicamente “derrete gordura”.
O TAM pode ser encontrado em diversas regiões do corpo, normalmente envoltos pelo tecido adiposo branco e sua cor deriva do fato dele ser altamente vascularizado. A presença de ferro no sangue(Na hemoglobina) as confere a tonalidade amarronzada.
O tecido adiposo multilocular, também pode ser chamado de marrom/pardo e possui várias gotículas de gordura em cada adipócito. Ele é característico de recém nascidos e animais que hibernam, pois sua principal função é manter o calor corporal.
Apresenta um grande número de mitocôndrias que, por não possuírem o complexo enzimático necessário para a síntese de ATP, utilizam a energia liberada pela oxidação de metabólitos, principalmente ácidos graxos para gerar calor.
A produção de calor pelo TAM é resultado da ineficiência da cadeia respiratória em produzir ATP devido ao desacoplamento do gradiente de prótons entre o espaço intermembranas e a matriz mitocondrial induzido pela atividade da UCP-1.
O adipócito marrom tem como principal característica ser termogênico, ou seja, regular a produção de calor e conseqüentemente a temperatura corporal. ... A coloração escurecida (origem do nome “adipócito marrom”) é devido à alta concentração de citocromo oxidase dessas mitocôndrias.
Há dois tipos de tecido adiposo: amarelo (unilocular) e o pardo ou marrom (multilocular). O tecido adiposo marrom está presente, em humanos, durante o desenvolvimento e diminui a partir do nascimento até o décimo ano de vida. O tecido adiposo amarelo permanece desde o desenvolvimento fetal e durante a vida adulta.
O tecido adiposo marrom é especializado na produção de calor (termogênese) e, portanto, participa ativamente na regulação da temperatura corporal. Atua essencialmente na produção de calor em recém nascidos, no desenvolvimento do estado febril e na hibernação dos mamíferos.
O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo.
O que é um fármaco agonista parcial?
Como tirar ferrugem material odontológico?
Como tirar pedaço de chave da fechadura de porta de vidro?
Como se escreve séries de filme?
Como se escreve a palavra nos de amarrar?
Como funcionam as perícias D&D?
Como tirar ferrugem do martelo?
Qual significado da reconciliação?
O que é ser uma pessoa talentosa?
Como utilizar os equipamentos da academia?