O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto. O sangue circula sob baixa pressão, lentamente, passando por cavidades denominadas hemoceles. Difere dos vertebrados por possuírem um sangue de baixa celularidade, chamado de hemolinfa.
No que diz respeito ao sistema respiratório, observam-se variações dentro do grupo. Algumas espécies apresentam respiração branquial (maioria das espécies aquáticas); algumas, pulmões foliáceos (aracnídeos); e há também sistemas traqueais, sendo esse último observado na maioria dos insetos.
Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias. A traqueia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traqueia.
Nos artrópodes a excreção é feita, na maioria deles, por meio de tubos de Malpighi, que são estruturas pouco mais evoluídas do que as nefrídias de uma minhoca, pois não lançam resíduos metabólicos na superfície corporal externa, mas sim no interior do intestino.
Sistema de transporte típico de artrópodes, como os insetos, e moluscos (exceto cefalópodes), também designado sistema circulatório lacunar, em que o líquido circulante - hemolinfa - não se encontra sempre dentro de vasos ou órgãos.
44 curiosidades que você vai gostar
1.1.2 Sistema Circulatório
O coração dorsal bombeia o sangue do inseto, denominado hemolinfa, para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocele, onde, lentamente, ocorrem as trocas de nutrientes por excretas, nos tecidos.
Sistema circulatório dos insetos
A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos.
O sistema excretor dos nematelmintos, ou nematódeos, é composto por dois canais longitudinais, os renetes (formato de “H”). Os resíduos de seu metabolismo são eliminados do organismo através do líquido existente em seu pseudoceloma, por meio de dois tubos conectados por um menor, transversal.
Excreção e trocas gasosas nos cnidários: não apresentam um sistema excretor, desse modo, a excreção dos produtos resultantes do metabolismo é feita, por difusão, pela superfície corporal. As trocas gasosas nesses animais também ocorrem na superfície dos seus corpos.
Quando surgiu o direito previdenciário?
Como surgiu o Ronald McDonald's?
Como e onde surgiu o conceito de cultura?
O que é o comércio internacional?
É possível desligar as emoções?
O que foi o cangaço no Nordeste?
Qual foi o primeiro filme a ser feito?
O que é o conceito de globalização?
Onde surgiu o conceito de políticas públicas?
Quando surgiu o controle social?
Quando surgiu o conceito de inconsciente?
Como posso entrar com uma ação na Justiça Federal?
Quais são as Loterias da Caixa?
Como os escravos se manifestaram além dos quilombos?