Mutum, ave símbolo de Alagoas, é reintroduzido na natureza.
O brasão simboliza as três vilas que deram origem ao estado: Vila de Alagoas, Porto Calvo e Penedo. Ao redor aparecem ramos de algodão e de cana-de-açúcar. Eles são para lembrar a principal economia da história do território alagoense. Os peixes que aparecem sobrepostos na parte de cima do brasão, são tainhas.
Os ramalhetes verdes do brasão inserido na bandeira representam outras principais fontes de riquezas do estado: as culturas da cana-de-açúcar e do algodão.
Na bandeira de Alagoas as cores das faixas – vermelho, branco e azul – foram escolhidas por serem predominantes no brasão. O vermelho simboliza a coragem, o sangue ilustre, a magnanimidade; o azul a justiça, a lealdade, a beleza e a fidelidade; e o branco a esperança, a pureza.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
45 curiosidades que você vai gostar
A divisa ondulada na cor vermelha, simbolizando o riacho Salgadinho, que corta grande parte da cidade, que possui um aspecto barrento resultante do transporte de aluviões de suas margens. As faixas nas cores verde e azul aludem ao oceano Atlântico e à lagoa Mundaú, respectivamente.
As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do país e foram criadas na mesma data que a bandeira nacional. O uso do símbolo é obrigatório nos edifícios dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas.
As famosas lagoas que inspiraram o nome do nosso Estado distribuem-se em três tipos de paisagens: Lagoas do Litoral – Mundaú, Manguaba e Jequiá
Mais que dar nome ao Estado onde se localizam, as lagoas alagoanas são uma das principais riquezas desta terra, sendo uma inesgotável fonte de inspiração. Além disto, formam a identidade do alagoano. Há algumas bem conhecidas, como Mundaú (que banha Maceió) e Manguaba (a maior do Estado).
Lagoa Manguaba
A maior lagoa do estado de Alagoas está localizada na região de Pilar e Marechal Deodoro. É formada, principalmente, pelas águas dos estuários dos Rios Sumaúma e Paraíba do Meio.
SIMBOLISMO. As cores vermelha, branca e azul da bandeira de Alagoas fazem referência à bandeira da França e representam os ideais revolucionários “Liberdade, igualdade e Fraternidade”. O brasão traz representações das três primeiras vilas do estado, as vilas de Alagoas, Porto Calvo e Penedo.
Tu, liberdade formosa, / Ridente hinos entoas: – Salve, ó terra grandiosa, – De luz, de paz, Alagoas! Salve, ó terra que, entrando no templo, / Calma e ovante, da indústria te vás; Dando às tuas irmãs este exemplo, / De trabalho e progresso na paz! Sus!
Entre os historiadores não há a menor dúvida sobre a influência exercida pela Revolução Francesa na formação do ideário republicano no Brasil. A independência dos Estados Unidos da América também foi referência para o movimento que derrubou a monarquia no Brasil.
O tecnólogo em Radiologia possui um símbolo bem característico para a área. O bastão de Asclépio representa o poder, a cobra simboliza a ciência e a sabedoria. O átomo significa a energia e a roda dentada, as indústrias. O ano 1985, significa a data que a profissão foi regulamentada.
Na heráldica, a coroa mural é um ornamento externo do brasão, na forma de uma coroa modelada na forma de torres de castelos, a semelhante a condecoração romana. Ela é também utilizada para explicitar a autonomia de uma cidade ou a semiautonomia de uma vila, aldeia e povoado.
Assim que souber a grafia correta do sobrenome de sua família, é só procurar por um site como o Nomes e Brasões, que são especializados em Heráldica e podem te fornecer o brasão de sua família sem custos. Descobrir a real origem de seu sobrenome nem sempre é algo simples, e existem diversas formas de fazê-lo.
O território do Agreste Alagoano está formado por 19 municípios (dezenove), os quais são: Arapiraca, Campo Alegre, Campo Grande, Craíbas, Coité do Nóia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igací, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho D Água Grande, Palmeira dos Índios, São Sebastião, ...
É formada por Arapiraca e mais 14 municípios, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d Água Grande, São Sebastião, Taquarana, Traipu, São Brás e Jaramataia.
Na região, existem diversas lagoas e rios e a Lagoa de Jequiá é a maior, em extensão, de Alagoas, e segundo maior do estado, atrás apenas de Manguaba. Além das águas doces e agradáveis, o local é repleto de belezas naturais que encantam a todos que o visitam.
Bom Dia Alagoas | Lagoa Jequiá é a terceira maior em extensão de Alagoas | Globoplay.
A Lagoa de Jequiá é a terceira maior lagoa do estado, contando com um total de 18 Km de extensão e 1 Km de largura.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado possui 102 municípios, com uma população de mais de 3,3 milhões de habitantes, sendo o décimo oitavo do Brasil em população (2020). Sua capital é Maceió, bem como seu município mais populoso.
Qual é o nível normal de estradiol?
O que a falta de água pode trazer para o futuro?
Como ativar corretor automático?
Quais os tipos de agilidade Cite dois exemplos?
Quais são os peeling profundos?
O que é pequeno almoço em Portugal?
Como escreve um texto em primeira pessoa?
Quanto custa para fazer transferência de veículo 2021?
Quanto tempo demora um processo de desocupação?
Quais são as quatro modalidades da luta?
O que é agravo de instrumento novo CPC?
O que é um espaço público de lazer?
Estou tomando Alektos posso ingerir álcool?
Qual a marca de genérico mais confiável?