Sensibilidade (s) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e doente de ter seu teste alterado (positivo). Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo). Prevalência (p): é a fração de indivíduos doentes na população total avaliada.
A sensibilidade de um teste diagnóstico corresponde ao percentual de resultados positivos dentre as pessoas que tem uma determinada doença ou condição clínica. A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.
Sensibilidade: é a probabilidade de resultado positivo nos doentes (verdadeiro positivo) e é calculado como: a/(a+c). Especificidade: é a probabilidade de resultado negativo nos não-doentes (verdadeiro negativo) e é calculado como: d/b+d.
Afinal, o que é a sensibilidade e a especificidade? O parâmetro Sensibilidade mede justamente essa capacidade do teste dar um resultado alterado para pessoas realmente doentes. Enquanto a Especificidade mede a capacidade do teste dar um resultado negativo para pessoas não-doentes.
a Especificidade (e): é a probabilidade do teste ser negativo, dado que o indivíduo não é doente. a Sensibilidade (s): é a habilidade do teste identificar corretamente aqueles que tem a doença (a) entre todos indivíduos doentes (a+c). Sensibilidade é uma característica fixa do teste.
39 curiosidades que você vai gostar
Em ambiente avaliativo, os dados para sensibilidade e especificidade surgem como possibilidade de estabelecimento de diagnósticos a partir de perfis que minimizem falsos positivos e falsos negativos, que se referem a diagnósticos falsos que causam repercussões em longo prazo.
Especificidade: é definida pela porcentagem de indivíduos “normais” com teste negativo em população sabidamente não infectada. Entende-se como indivíduo normal aquele não portador de afecção para a qual o diagnóstico do teste é destinado.
A sensibilidade é definida como a capacidade que um teste tem em identificar uma pessoa verdadeiramente doente, dentre pessoas que apresentam apenas a suspeita da doença. A especificidade, por sua vez, é definida como a capacidade do teste apresentar um resultado negativo em indivíduos que não possuem a doença.
Sensibilidade (s) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e doente de ter seu teste alterado (positivo). Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo). Prevalência (p): é a fração de indivíduos doentes na população total avaliada.
Como descobrir o volume de um gás?
Como fazer cálculo de cilindrada?
Como se mede um ângulo interno?
O que mede as ondas eletromagnéticas?
Qual é a altitude do nível do mar?
Quantos amperes um alternador pode produzir?
Como descobrir a inclinação do telhado?
Como medir amperagem de uma lâmpada?
Quantos centímetros tem a trena?
Qual a fórmula para calcular o valor de um campo elétrico criado por uma carga pontual?
Onde é a temperatura inguinal?
Como saber zoneamento pelo IPTU?
Como medir a resistência da terra?