A principal ideia de Thomas Kuhn é a oscilação da ciência ao longo da história. Para ele, ora o período é de normalidade, ora é de crise. Veja a seguir os principais conceitos abordados por Kuhn. Paradigma: a princípio, paradigma significa um exemplar ou um modelo.
Para Kuhn, a ciência é um tipo de atividade altamente determinada que consiste em resolver problemas (como um quebra-cabeça) dentro de uma unidade metodológica chamada paradigma. Este, apesar de sua suficiente abertura, delimita os problemas a serem resolvidos em determinado campo científico.
Kuhn (1991) afirma ainda, que o paradigma se constitui como uma rede de compromissos ou adesões conceituais, teóricas, metodológicas e instrumentais compartilhados. O paradigma é o que faz com que um cientista seja membro de uma determinada comunidade cientifica.
A ciência normal, segundo Kuhn, significa a pesquisa fomentada e baseada em uma ou mais realizações científicas do passado. As realizações científicas desempenham o papel de um exemplar que o primitivo sentido do paradigma.
A teoria central de Kuhn é que o conhecimento científico não cresce de modo cumulativo e contínuo. Ao contrário, esse crescimento é descontínuo, opera por saltos qualitativos, que não se podem justificar em função de critérios de validação do conhecimento científico.
20 curiosidades que você vai gostar
A diferença básica é que mesmo durante a crise o paradigma até então adotado não é abandonado, enquanto não surgir um outro que se revele superior a ele em praticamente todos os aspectos. Quando um novo paradigma vem a substituir o antigo, ocorre aquilo que Kuhn chama de revolução científica.
Na história da ciência, chama-se Revolução da Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. Começou na era renascentista, na sequência deste espírito crítico.
A ciência normal é um conceito utilizado na obra de Thomas Kuhn e define o período durante o qual se desenvolve uma atividade científica baseada num paradigma. Esta fase ocupa a maior parte da comunidade científica, consistindo em trabalhar para mostrar ou pôr à prova a solidez do paradigma no qual se baseia.
2 – Por que Kuhn diz que o trabalho da ciência normal é parecido com a resolução de quebra-cabeças? ... O paradigma independe de qualquer regra, e este pode sozinho guiar a ciência normal. Em outras palavras, o paradigma é prioridade em relação às regras, que muitas das vezes ficam até difíceis de definir.
O que são propriedades farmacocinéticas?
Quais são as funções dos números?
Como se inscrever na CNH Popular 2022?
Qual a meia ideal para academia?
Quais são as vantagens da mediação?
Quantas letras tem o alfabeto árabe?
Quantas espécies marinhas existem no mundo?
Pode ler o Salmo 91 todos os dias?
É verdade que a Coca-cola tem droga?
Precisa de receita para comprar neomicina?
O que fazer quando a hemoglobina está muito baixa?
Como saber se existe alguma ação judicial contra mim?
Como funciona a desapropriação de imóveis?
Como funciona o Cataflam spray?
O que pode fazer o advogado perder a OAB?
Porque tomar probiótico antes de dormir?
É possível a concessão de tutela de urgência evidência ou cautelar de ofício?