A Quarta-feira de Cinzas representa arrependimento dos pecados. As cinzas simbolizam uma passagem bíblica que afirma que "Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará" (Gênesis 3:19).
A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A imposição de cinzas
Simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.
A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.
Há ritos realizados há vários séculos e que se incorporaram à tradição, como a ausência de carne vermelha na mesa de fieis durante o período da Quaresma ou Semana Santa. A Igreja recomenda essa privação como forma de lembrar o sacrifício de Jesus ao ser crucificado.
37 curiosidades que você vai gostar
A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.
Também denominado por Sexta-Feira da Paixão, esse dia representa uma data destinada para a prática de privações e “sacrifícios”. De acordo com o professor de ensinos religiosos, Marco Bignardi, as pessoas deixam de consumir carnes e frango como forma de penitência pela morte de Cristo.
Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo.
Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus ocorre por volta de uma semana antes de sua ressurreição. De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.
Por força da tradição, o expediente na Quarta-feira de Cinzas só começa após o meio-dia. Mas os empregadores não são obrigados a liberar os funcionários no período da manhã. Isso porque, assim como o carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas não é um feriado nacional e sim ponto facultativo.
As cinzas simbolizam uma passagem bíblica que afirma que "Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará" (Gênesis 3:19).
Significado de Cinza
substantivo feminino O pó que sobra de uma combustão completa; o resíduo que fica após algo ser completamente consumido pelo fogo: cinza de cigarro; cinza da queimada. ... adjetivo Aquilo que possui a cor cinzenta, entre o preto e o branco: sapato cinza. Diz-se da cor cinzenta: olhos de cor cinza.
Que são as cinzas? São as sujeiras que se ajuntam no altar. Devem ser levadas para fora todos os dias. O linho simboliza a santidade, a pureza.
Curiosidades. O fiel, durante a imposição de cinzas, deve estar em jejum de carne. Além desse dia, a Sexta-Feira Santa também é um dia em que os fiéis não devem consumir carne. Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-Feira de Cinzas, nem antes do meio-dia e nem depois, é feriado no Brasil.
Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades costumam levar ramos de palmeiras, que servem para fazer chá, para Celebrar a Entrada Triunfal, cantando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.
Cristãos são convidados a colocar ramo verde em frente às casas como sinal de fé e esperança. ... O ramo verde lembra o martírio de Jesus, mas nesse ano é também sinal de esperança, símbolo da nossa fé em Cristo e na sua vitória sobre a morte.
Segundo as mesmas escrituras, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas e de seus pecados. ... Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.
Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.3; Mc 1.1; Lc 4.2). Uma outra ocorrência significativa, na vida e obra de Jesus, é mencionada por Atos dos Apóstolos: Jesus, após a ressurreição, permaneceu na terra 40 dias (At 1.3).
Durante a Quaresma, católicos e alguns protestantes se preparam para a Semana Santa fazendo jejum, orações e se reconciliando com o Senhor. Esses 40 dias são um tempo maravilhoso para repensar em tudo e permitir que carreguemos nossa cruz, assim como Cristo fez.
Em alguns ritos e denominações cristãs, o período de preparação para a Páscoa inicia 17 dias antes da Quarta-feira de Cinzas, chamado Tempo da Septuagésima. Neste tempo de preparação remota, a liturgia apresenta a criação, elevação e queda do homem.
Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.
Na Sexta-feira Santa, as pessoas devem evitar brigar e falar palavrão. Deve ser um dia sagrado! Algumas pessoas também evitam fazer atividades domésticas como limpar a casa, lavar roupa, entre outras.
O cristianismo herdou do judaísmo essa tradição cultural que não classifica peixe como carne. Peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de “sangue frio” (para ser mais preciso, seu sangue varia conforme a temperatura ambiente). Por sua vez, os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos.
Também o porco, porque tem unhas fendidas e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos”. O leitor cristão poderá dizer: Ah, isso é o Antigo Testamento, a lei de Moisés…
Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
Quem é o Almirante da Marinha brasileira?
Como curar calcificação cerebral?
Quais são os tipos de instrumentos musicais?
Qual prazo de envio SST eSocial?
Qual a melhor broca para furar aço duro?
Qual o índice de criminalidade no Brasil?
Por que a University e não an University?
Como escreve peço do verbo pedir?
Quanto tempo demora o álcool para sair do corpo?
Qual a diferença entre Cabo e sargento?
Qual o valor do RPV no Estado de São Paulo 2021?
Quanto tempo posso ficar nos estados unidos como turista?