Por este motivo, o tipo de gerador CA mais utilizado é o de armadura estacionária e campo rotativo. O valor da tensão gerada por um gerador CA depende da intensidade do campo e da velocidade do rotor.
O gerador de energia alternada é um equipamento que converte energia mecânica em energia elétrica. Seu funcionamento é baseado na indução de força eletromotriz: o modelo mais simples é composto por uma espira (tipo de circuito elétrico que produz um campo magnético e eletricidade).
A ação no interior do alternador acontece assim: o rotor gera um campo magnético que é rotacionado ao redor do estator, o que induz uma diferença de tensão entre os enrolamentos da bobina. Isso produz a saída de corrente alternada (CA) do gerador.
A corrente alternada é produzida por meio da oscilação do campo magnético próximo a uma bobina condutora. Dessa maneira, a rotação da bobina (ou de um ímã) induz uma força eletromotriz e produz a CA.
Os tipos mais comuns de corrente alternada são as ondas senoidais e quadradas, que variam suas intensidades de um máximo positivo (+) a um máximo negativo (-) dentro de um intervalo de tempo, como exemplificado na figura abaixo.
Em muitos dispositivos, o símbolo para indicar corrente contínua é DC (corrente contínua) ou o símbolo de uma linha contínua (-) flanqueada em três linhas mais curtas (---), para a corrente alternada usada em seu lugar CA (corrente alternada) ou o símbolo (~).
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.
Um gerador de energia elétrica de corrente alternada é um dispositivo que transforma energia mecânica, adquirida por uma fonte externa, em energia elétrica. É utilizado principalmente para impedir que casas, fábricas ou estabelecimentos comerciais tenham que paralisar as suas atividades durante quedas do fornecimento de energia.
Apesar de a corrente elétrica alternada estar presente nos fios dos postes, nas estações de energia, em todos os tipos de motores e em grande parte dos eletrodomésticos, muitos circuitos fazem uso da corrente direta, que pode ser obtida a partir da retificação da corrente alternada.
A produção desse tipo de corrente é feita por meio de geradores AC. O estudo das correntes alternadas é particularmente importante para o entendimento do fenômeno eletrodinâmico conhecido como indução eletromagnética, bem como de uma de suas maiores aplicações, os transformadores.
A corrente alternada tem grande importância para os processos de transmissão de energia elétrica e também para o funcionamento de motores elétricos, como aqueles usados em eletrodomésticos.
Como funciona o plantão de enfermagem?
Quem faz instalações hidráulicas?
Quem tem problema no fígado pode comer qual tipo de carne?
O que fazer quando o recurso especial Criminal não é admitido?
Como medir o leite condensado?
Qual a diferença entre quadro e moldura?
Como configurar o Samsung Internet?
Pode colocar trança no cabelo com química?
O que é o positivismo criminológico?
O que leva a uma parada respiratória?
Qual a importância da sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas?
O que acontece com Magnus filho de Ragnar?
São considerados direitos coletivos dentre outros?
Onde imprimir guia de depósito judicial?
Pode levar produtos de higiene na mala?