Em (1), o pronome indefinido alguém é usado como pronome substantivo, ou seja, possui a característica de um substantivo. Já em (2), é possível perceber um uso diferente do indefinido, pois ele acompanha um substantivo dando-lhe uma qualidade, ou seja, ele é usado como um adjetivo.
É correto dizer que a classificação gramatical de ninguém é pronome indefinido, assim como substantivo masculino.
Pronomes Indefinidos: Eles acompanham ou substituem o substantivo de maneira vaga, indefinida, são eles: Algum, alguma, nenhum, nenhuma, todas, todos, alguém, ninguém, muito, poucos, qualquer, tudo, nada: O filme começaria à tarde, mas ninguém comprou os ingressos.
São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada. Por exemplo: Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém-plantadas.
algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo. Os pronomes indefinidos também aparecem na forma de locuções: cada um, cada qual, qualquer um, seja qual for, seja quem for, todo aquele que, etc.
28 curiosidades que você vai gostar
Os pronomes indefinidos substantivos são aqueles que ocupam o lugar do substantivo nas funções exercidas por essa classe de palavras. ex: tudo, algo, nada, alguém, fulano, quem, sicrano, beltrano, ninguém, outrem.
Os pronomes pessoais são subdivididos em três tipos: pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento. Os pronomes pessoais do caso reto substituem o substantivo e assumem função de sujeito ou de predicativo do sujeito. São eles: eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas.
A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo. Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.
Os advérbios de intensidade servem para intensificar VERBOS, ADJETIVOS e OUTROS ADVÉRBIOS. Ele sempre teve muito dinheiro. (Nessa frase, o termo muito NÃO É ADVÉRBIO. É PRONOME, pois expressa quantidade de dinheiro, é associado a um substantivo, o que não faz o advérbio.)
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Palavras que indicam posse
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.
Variáveis: algum, bastante, certo, muito, nenhum, outro, pouco, qualquer, tanto, todo, um, vários, quanto. Invariáveis: cada, nada, ninguém, alguém, algo, outrem, tudo, quem, demais.
Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: ... Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.
Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes relativos podem ser variáveis ou invariáveis, isto é, sua forma pode sofrer flexões de gênero e número ou não. Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto.
Os pronomes interrogativos são os que indicam interrogativas diretas ou indiretas. Tal categoria é tida como uma espécie de pronome indefinido. São divididos em variáveis (qual/quanto) e invariáveis (quem, que).
PronomesPronomes Pessoais.Pronomes Possessivos.Pronomes Demonstrativos.Pronomes de Tratamento.Pronomes Indefinidos.Pronomes Relativos.Pronomes Interrogativos.
Com verbos transitivos diretos, que não pedem preposição, deverá ser usado o pronome relativo o qual. ... Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.
Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.
1) “Conversamos com a vítima, e a mesma confirmou o ocorrido.” Nesse caso, no lugar de “a mesma”, o melhor é usar o pronome pessoal “ela” ou o pronome relativo “a qual”. Assim: “Conversamos com a vítima, e ela confirmou o ocorrido.” OU: “Conversamos com a vítima, a qual confirmou o ocorrido.”
Como funciona a lista de casamento Casas Bahia?
O que é a parcela adicional do saque aniversário?
O que tem na lista de casamento?
Quais as regras para a permissão para dirigir?
Como funciona a tinta da máquina de cartão?
Como é a produção de uma música?
Como funciona a câmera dupla no smartphone?
Qual o melhor plano Pré-pago da Claro?
Como permitir a localização do Tinder?
Qual a diferença entre promoção vertical e horizontal?
Quanto ganha um entregador da Loggi?
O que deve ser feito na quaresma?
Como administrar um mercado de bairro?
Como se dá a homologação de sentença estrangeira no Brasil?
Como saber se passei na lista de espera do Fies?
Como germinar grãos de cevada?
O que é uma permuta financeira?
Por que a lista de transmissão do WhatsApp não funciona para alguns contatos?