O pronome pessoal consigo é um pronome reflexivo e representa apenas, no português Brasil, a 3. ª pessoa do singular ou do plural: «O rapaz não trouxe a namorada consigo.» A forma comigo é a única que representa a 1ª pessoa do singular.
Em posse ou supervisão de alguém: salvou só o que trazia consigo. Relacionado com a sua própria pessoa: não seja tão rígida consigo mesma. Etimologia (origem da palavra consigo). Do pronome latino se + cum; secum; sigo, precedido pela preposição com.
Consigo é um pronome pessoal reflexivo que se aplica à terceira pessoa do singular ou à terceira pessoa do plural e se refere a si mesmo, ou seja, à própria pessoa, de si para si. A palavra consigo é formada pela preposição com e o pronome pessoal antigo sigo. Exemplos: Ele trouxe seu filho consigo.
Você sabia que a palavra COMIGO é um pronome formado pela preposição COM mais o pronome MIM? Escreve-se tudo junto: COMIGO. Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO.
Consigo é um pronome reflexivo, o que significa que só deve ser usado quando o sujeito pratica e sofre a ação ao mesmo tempo, quando a sua ação recai sobre ele mesmo, enquanto contigo é apenas um pronome no caso oblíquo equivalente a “tu” no caso reto.
Os pronomes si e consigo são reflexivos e, por este motivo, referem-se ao sujeito da oração, por exemplo: Maria gosta de elogiar a si. O pronome “consigo” faz referência ao sujeito “Maria”. ...
Como usar o Strava no Active 2?
Pode dormir com aquecedor elétrico ligado?
O que colocar no vapor de Ozonio?
Como usar o aplicativo Meu Ônibus?
Qual a forma correta de usar o depilador elétrico?
Como instalar um sensor magnético?
Como ter inspiração para escrever uma redação?
Como instalar Uber no celular novo?
O que significa o termo tempo de reposição?
Como ter força de vontade para fazer exercício físico?
Quais são os tipos de fanfics?
Como ter internet de graça na TIM?
Como funciona fornecedores de roupas?
Como ter internet de graça da Vivo app?