Dispensa e despensa são consideradas palavras parônimas. Ou seja, possuem uma grafia semelhante, a pronúncia é próxima, mas o significado é bastante diferente.
Dispenso vem do verbo dispensar. O mesmo que: eximo, exonero, prescindo, confiro, distribuo, demito, desobrigo, desonero, destituo.
Dispensa é o substantivo feminino que significa o ato ou efeito de dispensar ou ser dispensado. Tem origem no termo em latim dispensare e pode ser sinônimo de despedimento, porque no âmbito jurídico indica a liberação de um cargo, dever ou trabalho, através da rescisão de um contrato de trabalho.
A demissão ocorre quando o pedido feito pelo empregado. Ou seja, juridicamente falando a pessoa nunca é demitida, ela pede demissão. A demissão é ato unilateral do empregado, que pede para sair. Se quando o empregado é mandado embora, ele não é demitido, mas dispensado.
Despensa é o local da casa onde você costuma guardar mantimentos. Ex: “A despensa está cheia! Vamos comer muito no final de semana”. Dispensa é a forma derivada do verbo “dispensar”, e é a palavra que usamos quando alguém nos desobriga de alguma função.
Dispensa e despensa: parônimos As palavras dispensa e despensa são palavras parônimas, ou seja, são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes.
14 sinônimos de dispensa para 2 sentidos da palavra dispensa: Permissão para não executar um dever: 1 isenção, desobrigação, liberação, autorização, baixa, desobriga, desocupação, escusa, exoneração, folga, licença, permissão.
S.F. Que foi aprovado, que teve consentimento, que foi autorizado.
substantivo feminino Ato de dispensar, de não estar obrigado a; escusa. Isenção de serviço, dever ou encargo. Permissão para não cumprir uma obrigação ou um dever.
Significado de Dispensar Não admitir nem aceitar; recusar: dispensou conselhos. Mandar alguém embora; despedir: dispensou o funcionário. Deixar de ter obrigação com; desobrigar-se: dispensou o serviço militar.
Dispensa é a forma derivada do verbo “dispensar”, e é a palavra que usamos quando alguém nos desobriga de alguma função. Ex: “Fui prestar serviço militar, porém, por ter asma, fui dispensado”.
Tanto dispensa como despensa são palavras corretas que fazem parte da língua portuguesa. No entanto, são usadas em contextos diferentes, sendo que muitas pessoas escrevem dispensa quando deveriam escrever despensa e vice-versa. A palavra dispensa significa uma desobrigação de uma pessoa em relação ao cumprimento de uma determinada tarefa.
Devemos utilizar o verbo DISPENSAR – com I, sempre que formos nos referir ao ato de não precisar mais de algum serviço ou de alguém. Quando abrimos mão de alguma coisa estamos dispensando essa coisa. A escrita correta é escrita com I na primeira sílaba. O verbo significa também: Conceder, distribuir.
Dispensar ou Despensar Devemos utilizar o verbo DISPENSAR – com I, sempre que formos nos referir ao ato de não precisar mais de algum serviço ou de alguém. Quando abrimos mão de alguma coisa estamos dispensando essa coisa. A escrita correta é escrita com I na primeira sílaba.
Como conectar Silhouette no computador?
Como reivindicar a página do Facebook?
O que fazer para o papagaio falar?
Como instalar o certificado digital no navegador?
Como que se planta alface americana?
Como ativar o download no celular?
Como começar a planejar a aposentadoria?
Como é formada a sociedade espartana?
Como baixar o drive da impressora Epson L3150?
Como salvar o podcast no Anchor?
Como as empresas aumentam a sua produtividade?