A norma EIA/TIA 568A estabelece que os componentes de cabeação entre a Tomada de Telecomunicações e a Estação de Trabalho devem ser simples, baratos e permitam flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física.
A norma TIA/EIA-568-B. 3 especifica os requerimentos mínimos para os componentes de fibra óptica utilizados no sistema de cabeamento como: cabos, conectores, hardware de conexão, patch cords e equipamentos de teste e medição em campo.
A EIA/TIA 568A define um sistema de codificação com quatro cores básicas, em combinação com o branco, para os condutores UTP de 100 Ohms, assim como a ordem dos pares no conector RJ-45, conforme ilustrado na figura 12.
Os padrões TIA/EIA 568A e 568B foram desenvolvidos em 1991 pela EIA (Electronics Industries Alliance) e pela TIA (Telecomunications Industry Association) denominada EIA/TIA-568 para normatizar as ligações elétricas/eletrônicas de cabos de rede e sua conectorização.
Norma ANSI/TIA/EIA-568B
Este documento especifica o "Sistema de Cabeamento Genérico de Telecomunicações para Edifícios Comerciais". O propósito do mesmo é possibilitar o planejamento e a instalação do sistema de cabeamento estruturado em edifícios comerciais.
29 curiosidades que você vai gostar
O padrão EIA/TIA-568-B, equivalente à norma brasileira NBR 14.565, por exemplo, categoriza o sistema de cabeamento a partir da largura de banda, comprimento, atenuação e desempenho desse tipo de tecnologia. A norma ISO é outro procedimento que garante a padronização de cabos, conectores e procedimento como um todo.
Esta Norma estabelece requisitos para um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou de um conjunto de edifícios comerciais em um campus.
O par de cabos utilizados para transmissão de dados no padrão T568A são os cabos utilizados para receber os dados no padrão T568B e o par de cabos que recebem dados no padrão T568A transmitem no outro. "Tudo bem, a diferença entre esses dois padrões são os pinos utilizados para transmissão e recepção de dados.
Dois padrões de T568A e T568B podem ser usados para conectar cabos Ethernet Cat5e e Cat6. A única diferença entre o T568A e o T568B é que as posições dos fios da faixa verde / verde e laranja / laranja são trocadas. Em geral, o T568B é mais popular para redes comerciais e de escritório.
A unica coisa de diferente é a posição dos pares de cabos no conector RJ45. Quando se quer conectar o PC a um hub deve-se usar nas duas pontas do cabo o padrão 568A.
Cabo com quatro pares de fios UTP de 100 Ohms; Cabo com dois pares de fios STP de 150 Ohms; Cabo coaxial de 50 Ohms; Cabo com duas fibras ópticas multimodo 62,5/125m m.
Para o TIA/ EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte: Verde e branco. Verde. Laranja e branco.
EIA/TIA 568A: branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom.
Tendo como principal característica a flexibilidade, o cabeamento estruturado permite que os cabos possam ser implementados para adequar uma nova tecnologia, de modo muito mais fácil e prático. Dessa maneira, podem-se instalar novos dispositivos, de forma rápida e segura.
Entrada de Facilidades (Entrance Facility)
Espaço reservado para receber os cabos de entrada das operadoras de serviço (telefonia, TV a cabo, etc.) e outros serviços externos, onde estes serão conectados à rede interna.
Rede primária
Interliga instalações prediais através de uma área ampla, geralmente pública, através de cabos ópticos ou outros meios.
Agora você já sabe que os 5 melhores cabos de rede do mercado são:PLUS CABLE - Cabo de Rede Azul.VENTION - Cabo Ethernet CAT8.SECCON - Cabo de Rede 30 Metros.CONDUTTI - Cabo de Rede Externo Blindado 100 Metros.UGREEN - Cabo de Rede CAT7 de Nylon Trançado.
Se for fabricado com uma ponta em T568A e outra ponta em T568B, será chamado de cabo crossover.
Tanto os patch cords T568A como T568B, são de 8 posições RJ-45 e seguem as normas internacionais IEC 11801 e TIA 568. Quando estes são conectorizados nas duas pontas com a mesma configuração são chamados Diretos e quando possuem em cada uma das pontas uma pinagem distinta, são chamados de Crossover ou Cruzado.
Os cabos Cat5e são os mais facilmente encontrados no momento, e também os que têm melhor relação custo-benefício.
Cabos de rede possuem dois padrões específicos, T-568A e T-568B, cada um com uma ordem como visto na imagem.
Grande parte da norma NBR 14565 se baseia nas normas internacionais ISO/IEC 11801 e ISO/IEC 24764. A primeira trata de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e a segunda, sobre cabeamento estruturado para data centers.
Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNTDefina as margens da ABNT e outros pontos. ... Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ... Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ... Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ... Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)
Com um patch panel você consegue saber onde tá conectado cada cabo e assim os fios não ficam espalhados por aí e nem precisam ficar escondidos atrás de paredes ou móveis. Ou seja, além de deixar o ambiente bem mais organizado, fica mais fácil trocar algum cabo que tá com defeito ou na hora de conectar um novo.
O que fazer para ir ao banheiro imediatamente?
Como retirar a trava da junta homocinética?
Como fazer um novo cadastro na Enel?
Como saber se minha tela é IPS?
O que fazer para soltar intestino de bebê de 1 mês?
Como usar o controle remoto da SKY?
Como encontrar filmes em 4K na Netflix?
Como alterar horário de Check-in booking?
Qual é o objetivo do desenvolvimento da pesquisa no ambiente escolar?
Como identificar se a sibutramina é original ou falsificada?
Quais são os direitos autorais?
Como simplificar a fração 8 24?
Como é o diagnóstico do autismo em adultos?
Como fazer para pedir ligação de luz?
Como mudar o CPF do chip Oi pelo celular?
Quem é esposa de Sandy e Júnior?
Quem pode solicitar certidão de casamento atualizada?
Como trocar o chip da Oi é continuar com o mesmo número?
Qual eletroterapia seria a mais indicada para melhorar uma cicatriz aderida?