Torá, Pentateuco, Livro Sagrado, Judaísmo, Teologia - Escola de Humanidades.
Texto sagrado do judaísmo, a Torá é composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia hebraica (chamada pelos cristãos de Antigo Testamento). Esses livros se chamam: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A Torá é o livro sagrado do judaísmo.
Bíblia, texto sagrado para o cristianismo e significa “livros”.
Livros sagrados por religiãoO Livro Tibetano dos Mortos.Sutra do Coração.Sutra do Diamante.Sutra do Lótus.Tripitaca. Abidarma. Suta Pitaca. Darmapada.
Mas, para decifrar esta mensagem, precisamos do segundo livro sagrado que Deus revelou: a Bíblia para os judeus e cristãos e outras revelações para outros grupos espirituais e outras religiões. Na compreensão judaico-cristã, a Bíblia não é diretamente a Palavra de Deus. Ela é a escritura da Palavra de Deus.
19 curiosidades que você vai gostar
Índice4.1 Torá4.2 Nevi im.4.3 Ketuvim.
A Bíblia do judaísmo
A Bíblia judaica (ou Bíblia hebraica) trata das experiências religiosas da antiga nação de Israel. Foi escrita entre cerca de 1200 a.C. e 100 a.C., principalmente em hebraico. Ela contém 24 livros divididos em três seções: a Lei, os Profetas e os Escritos.
39 livros do antigo testamentoPentateuco.Gênesis.Êxodo.Levítico.Números.Deuteronômio.
O Novo Testamento, que significa “nova aliança” em hebraico, é um compilado de 27 de livros da bíblia sagrada cristã, distribuídos em 260 capítulos, escritos originalmente em grego, entre 50 e 150 d.C.
...
Epístolas de Paulo:Romanos.1 Coríntios.2 Coríntios.Gálatas.Efésios.Filipenses.Colossenses.1 Tessalonicenses.
Capítulos: Gênesis, Livro do Êxodo, Livro de Jeremias, Livro de Isaías, Livro de Salmos, Livro de Amós, Pentateuco, Livros deuterocanônicos, Livro de Ester, Livro de Zacarias, Antigo Testamento, Livro de Esdras, Livro de Neemias, Livro de Miqueias, Livro dos Números, I Crônicas, II Crônicas, I Samuel, II Samuel, Livro ...
- Os religiosos judeus leem a Bíblia Hebraica como ela “foi entregue no Sinai” e acreditam inteiramente que ali está a História do Povo Judeu - explica Bogomoletz.
Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo. Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo.
1357) insistia: "As esposas devem respeitar os maridos e sempre ser amáveis com eles. De sua parte, os maridos devem honrar as suas esposas mais do que a si próprios.
O princípio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de Deus como criador, onipotente, onisciente, onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shemá.
Há no Antigo Testamento, os livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), os Livros Históricos (Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, que a Septuaginta e a Vulgata), os Livros Poéticos e Sapienciais (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos ...
Vejamos abaixo quais são estes grupos de livros do velho testamento:1 – Pentateuco ou torá – são os livros da lei. É compostos pelos cinco primeiros livros da bíblia e estão dispostos em ordem cronológica. ... 2 – Livros históricos. ... 3 - Livros poéticos. ... 4 – Profetas maiores. ... 5 – Profetas menores.
O que é Cânone:
Cânone é um termo que deriva do grego “kanón”, utilizado para designar uma vara que servia de referência como unidade de medida. Na Língua Portuguesa o termo adquiriu o significado geral de regra, preceito ou norma.
Na Bíblia encontramos diversos gêneros literários e figuras de linguagem em abundância. Quanto aos gêneros literários podemos mencionar Evangelhos, Epístolas, Profecia, Parábolas, Apocalipse, Salmos, Narrativas do Antigo Testamento, Leis, Sabedoria, Poesia, Atos, dentre outros.
Os Livros Históricos são: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Rute, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus.
Os cristãos acreditam na divindade de Jesus Cristo, como filho do Deus trino (Pai, Filho e Espirito Santo). A terceira pessoa na Santíssima Trindade é o Espírito Santo. Essa crença não faz parte do judaísmo. Em nenhum texto bíblico consta o termo Trindade.
"Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias. Ele já veio e, um dia, voltará. Nós, judeus, reconhecemos que Jesus foi um rabino que disseminou uma mensagem muito positiva de amor e respeito ao próximo, mas não o consideramos o Messias. Para nós, o Messias ainda não chegou", esclarece o rabino Michel Schlesinger.
De modo geral, judeus acreditam que a alma permanece viva após a morte física. Alguns acreditam na reencarnação, ou seja, quando a alma volta para viver em um novo corpo; e outros acreditam na ressurreição, que é o retorno da alma ao mesmo corpo.
O contato físico entre homens e mulheres - até mesmo um simples apertar de mãos - só é permitido entre marido e esposa ou entre parentes próximos. Acesso a filmes e à internet é geralmente restrito.
Segundo Ribner, o judaísmo encara o sexo como algo positivo entre marido e mulher, e espera-se que o casal tenha muitos filhos. Mas conversar sobre o assunto é ainda um grande tabu. "O sexo só é apropriado no contexto de casamento", diz Ribner. "Mas ninguém fala sobre assunto, tornando o diálogo algo muito difícil".
Os judeus sefarditas às vezes derivavam nomes das circunstâncias do nascimento, como nos tempos bíblicos; por exemplo, eles nomearam um filho nascido durante o Hanukkah chamado Nissim, que significa "milagres".
O que é ser uma pessoa específica?
Como descrever o sentimento de ser mãe?
Como ser mais racional do que sentimental?
Como ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo?
Como se tornar uma pessoa encantadora?
Quem criou o WhatsApp e quando foi criado?
Como surgiu o alicate de unha?
Onde surgiu o alfabeto fenício?
Quando criaram as repúblicas alemãs?
O que pode substituir Além disso?