O alfabeto fenício, na verdade um abjad, foi o sistema de escrita usado na Fenícia (atuais Síria, Líbano e norte de Israel) que viria a dar origem a grande parte dos sistemas atuais.
Os fenícios não foram os criadores da escrita, já que antes deles houve os sumérios, com a escrita cuneiforme, e os egípcios, com os hieróglifos. A especificidade da escrita fenícia foi a simplificação dos caracteres.
Resposta: O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto atualmente utilizado no Brasil.
A origem do alfabeto tem início com o surgimento dos primeiros símbolos, durante a Idade Antiga, tais como a escrita cuneiforme da civilização mesopotâmica e os hieróglifos dos egípcios. Os símbolos consistiam em ideogramas e pictogramas, formado por desenhos representativos de objetos.
Desenvolvidas pelos fenícios com base na escrita semita, as anotações fonéticas passaram a ser alfabética em meados do século XV a.C., dando origem ao primeiro alfabeto a ser usado em larga escala. O alfabeto fenício é composto por 22 signos que permitem a elaboração da representação fonética de qualquer palavra.
Em consequência da expansão do Império Romano, o alfabeto latino foi largamente difundido. Foram os gregos os primeiros europeus a aprender escrever com um alfabeto e seu sistema foi fundamental para o mundo moderno. A palavra alfabeto, aliás, é de origem grega e representa a primeira letra (Alfa) e a segunda (Beta).
Como surgiu o alfabeto? A origem da escrita se perde na história e o sistema utilizado hoje pela maioria dos países ocidentais é resultado de inúmeras metamorfoses ao longo do tempo.
Dentre os sistemas derivados do fenício, estão o alfabeto grego, a escrita itálica antiga e o aramaico (que por sua vez originaria os abjads hebraico e árabe ). Não são exemplos de descendência aqueles sistemas do sul da Arábia e o etíope.
O alfabeto latino ou romano surgiu em meados do século 7 a.C. como adaptação ao etrusco. Os etruscos usavam o alfabeto grego, de onde derivam os caracteres representativos da língua latina, e o repassaram aos romanos. Sob a influência do Império Romano, muitas nações passaram a usar o latim para escrever sua própria língua.
O que começar a ler em filosofia?
Para que serve o sal na lavagem de roupa?
Qual o aplicativo que paga mais dinheiro?
Quais são as vantagens de Educação?
O que quer dizer conclusos para decisão saneadora?
Como medir espessura de corrente?
Qual o preço de uma BMW s1000rr 2020?
Quais são as características principais de uma rede LAN?
Quem pode dar aula de ginástica rítmica?
Qual o melhor app para aprender a ler?
Quem toma injeção demora para engravidar?
Quem tá fazendo tratamento de infecção urinária pode ter relações?
Para que serve a juntada de petição?
Com quantos anos abraão morreu?
Em que investir com 100 reais?
É normal sentir Colicas após tomar a pílula do dia seguinte?