Aglomerados de galáxias notáveis no Universo relativamente próximo incluem os Aglomerados de Virgem, Fornax, Hércules e Coma Berenices. Um agregado muito grande de galáxias conhecido como o Grande Atrator, dominado pelo Aglomerado do Esquadro, tem massa suficiente para afetar a expansão local do Universo.
As galáxias são formadas por agrupamentos de vários corpos celestes, principalmente por planetas, estrelas, poeira cósmica e outros elementos astronômicos que ficam em um centro comum. A força da gravidade é a principal responsável pela união dos componentes de uma determinada galáxia.
O que não se sabia é que Virgem, com 201 milhões de anos-luz de diâmetro, era só a ponta de algo maior: um superaglomerado chamado Laniakea, que significa “céu imensurável” em havaiano.
Na classificação de Hubble, há três grandes tipos básicos de galáxias: elípticas, espirais e irregulares. Contudo, em seu esquema, são três sequências principais de classificação: elípticas, espirais e espirais barradas. Deste modo, as galáxias irregulares formam uma quarta classe de objetos.
Os aglomerados mais ricos apresentam geralmente uma estrutura mais regular e simetricamente esférica. Os aglomerados com menor número de galáxias são mais irregulares, muitas vezes apresentando uma distribuição de galáxias achatada.
A existência de superaglomerados indica que as galáxias no Universo não estão uniformemente distribuídas, mas que a maioria delas se organiza em grupos e aglomerados, cada grupo contendo cerca de 50 galáxias e cada aglomerado, vários milhares.
galáxia de Andrômeda
Os três maiores membros do Grupo Local são, em ordem decrescente de massa, a galáxia de Andrômeda, cujo número no catálogo Messier é 31, daí o seu nome M31, a Via Láctea, e a galáxia 33 do catálogo Messier, ou, M33.
O Grupo Local é a concentração de galáxias à qual pertence a nossa Galáxia. São umas 30 galáxias ao todo, sendo que as maiores são a Via-Láctea e a galáxia de Andrômeda. Em torno de cada uma dessas duas orbitam várias galáxias satélites.
Ascensão Reta 10h 32m 0s | Declinação -46° 0′ 0″ Laniakea/coordenadas
500.000.000 anos-luz
Laniakea/Diâmetro
As galáxias são compostas por nuvens de gás e poeira, um grande número de estrelas, planetas, cometas e asteroides e diversos corpos celestes unidos pela ação da força gravitacional. Numa noite estrelada, podemos ver uma faixa esbranquiçada que corta o céu.
Em 1953, o astrônomo francês Gérard de Vaucouleurs demonstrou que os aglomerados de galáxias também formam estruturas maiores, denominados superaglomerados de galáxias ou supercúmulos de galáxias . A maioria dos superaglomerados têm milhões de anos-luz de diâmetro e contém milhares de galáxias.
A Via Láctea e Andrómeda são as maiores galáxias do nosso enxame e encontram-se neste momento em rota de colisão, o que deverá, contudo, ocorrer apenas dentro de alguns milhares de milhões de anos, já depois do Sol se extinguir. O grupo loca l, enxame do qual faz parte a Via Láctea, pertence ao superenxame da Virgem.
Acredita-se que contêm mais de 47 mil galáxias. Em 2014, foi anunciado Laniakea, subsumido este superaglomerado, que se tornou um componente do novo superaglomerado.
O que a Bíblia fala sobre a Torre de Babel?
Qual o momento de pedir a desconsideração da personalidade jurídica?
Quais dessas extensões são perigosas *?
O que acontece com a multa depois de um ano?
Para que serve um defensor público?
Quais são os 4 tipos de simetria?
Quantos meses e 9 semanas e 4 dias?
O QUE É lei E qual nossa lei Maior *?
Qual o obstáculo fundamental do acesso à justiça?
Como calcular vazamento de água?
O quê Hades fez com Perséfone?
O que significa sonhar com cobra Grande atacando?
Quais são os pronomes reflexivos?
O que aconteceu com o iPhone XS?