Dizem que o momento mais escuro da noite ocorre logo antes de amanhecer.
Próximo do amanhecer, a noite é mais escura. Vamos trilhar esse caminho com competência, coragem, protagonismo e confiança. Só assim mudaremos a nossa história, a das nossas empresas e a do nosso país.
Quanto mais escura a noite, mais brilhantes são as estrelas. Quanto mais profunda a tristeza, mais próximo está Deus. Nota: A citação é atribuída a Dostoievski.
A hora mais escura do dia é a que vem antes do sol nascer.
É que a atmosfera terrestre espalha os raios solares que tocam a superfície do globo direcionada para o astro. Se o nosso mundo não tivesse essa "camada de proteção", assim como ocorre com a nave espacial, a Lua, outros planetas e até o Universo, o céu ficaria constantemente no escuro.
25 curiosidades que você vai gostar
Quando olhamos para o céu noturno, olhamos para a luz que nos chega das estrelas – essa luz foi emitida no passado e leva algum tempo a chegar à Terra. ... E a quantidade de luz que recebemos das estrelas distantes é muitíssimo pequena quando comparada com a da estrela que está mais perto de nós – o Sol.
Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro. Isso nos mostra que a cor do céu depende das partículas presentes na atmosfera.
Tiago Melo: “Quando a noite está mais escura, é porque estamos mais próximo do amanhecer“
As noites mais escuras produzem as estrelas mais brilhantes.
Olhando da superfície da Terra, o céu assume cores diferentes dependendo da hora. Se for dia, exibe uma cor azul; se estiver no finalzinho da tarde, ganha tons avermelhados; se for noite, fica preto.
Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.
O céu é azul porque, quando os raios de luz do Sol entram na atmosfera terrestre, ocorre o fenômeno do espalhamento, que destaca a luz de cor azul.
As estrelas existem, no final das contas, por causa da gravidade. A matéria atrai a matéria, e por causa disto as nuvens interestelares acabam por se fragmentar em pedacinhos menores. Cada um deles continuará a se contrair e terminará como uma estrela.
À noite podemos observar muito mais, por exemplo, a Lua e suas fases, galáxias, planetas, estrelas cadentes. Tudo isso a olho nu, mas somente em regiões não completamente iluminadas e afastadas das cidades. Porém, se usarmos lunetas e/ou telescópios, conseguiremos ver muito mais, inclusive os anéis de Saturno.
As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.
A Estrela Que Nos Guia
Como uma luz que brilha na noite, a estrela frequentemente é considerada um símbolo de verdade, do espírito e da esperança. A estrela representa a luz que guia na escuridão e direciona diante do mistério e desconhecido. Quase todas as religiões do mundo se utilizam da simbologia da estrela.
Muitos significados
Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.
Sim, as estrelas morrem. Um fato interessante é que quanto maior a massa de uma estrela, menor será o seu tempo de vida. Isso porque, quanto maior a massa do astro, maior é a força gravitacional que tende a colapsar a estrela.
A regra geral diz que a Lua se mostra mais amarelada e até alaranjada quando se encontra baixa no céu, e mais branca quando está mais alta. Fato é que a Lua é um satélite sem luz própria, ela apenas reflete a luz solar - que é branca, mas formada por ondas de vários comprimentos, portanto, de várias cores.
A razão de o céu não se apresentar violeta para a nossa visão é principalmente porque o “cone azul”, que responde ao violeta, tem uma resposta pouco intensa quando comparada à resposta que dá para luz azul de mesma intensidade do violeta. Adicionalmente existe menos violeta do que azul no espectro da luz solar.
"Quando o Sol está baixo no horizonte, estamos espalhando todos os azuis e verdes e obtemos aquele brilho alaranjado e vermelho nas coisas", diz Bloomer. Isso ocorre porque a luz de comprimento de onda mais curto (violetas e azuis) se espalha mais do que a luz de comprimento de onda mais longa (laranja e vermelho).
Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.
“Isso acontece porque o eixo da Terra é inclinado, e ao longo do ano o planeta gira ao redor do Sol. Então, dependendo da época do ano, você vai receber mais ou menos luz solar”, detalha o astrônomo. A insolação está diretamente ligada à duração do dia, incluindo os crepúsculos.
O fenômeno é causado porque a Linha do Equador — paralelo imaginário que divide o planeta no meio, em hemisférios sul e norte — não é alinhada perfeitamente ao Sol, na verdade, a Terra é mais inclinada que o astro.
A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.
Quais são os advérbios em inglês?
Como se escreve fração por extenso 9 100?
Como desinfetar o cortador de unha?
Qual o nome verdadeiro do Relâmpago McQueen?
Como funciona o Conselho Nacional de Justiça?
Qual produto usar no nebulizador?
O que diz a terceira lei de Newton?
Como limpar terreno rápido no Minecraft?
Qual a função do sistema de carga e partida?
Como identificar no mapa mundi os continentes e os oceanos?
Como lidar com quem tem síndrome de Tourette?
Como é o funcionamento do joystick?
Onde é encontrado Bacillus cereus?
Para que serve o sistema internacional de unidades?