Conhecemos nossa força e a força de nossos inimigos Poderosos, mas estamos preparados, unidos e um povo unido jamais será vencido. LIBERDADE! JUSTIÇA! E PAZ!
PCC é a sigla de Primeiro Comando da Capital, uma facção criminosa brasileira que comanda diversos atos ilícitos, como assaltos, sequestros, assassinatos, tráfico de drogas e rebeliões nos presídios.
Nesta perspectiva, o PCC funciona como uma ampla rede de criminosos, a maioria deles nas prisões, que atua com um braço político e outro econômico. Do lado político, o grupo criou um discurso de união entre os ladrões - "o crime fortalece o crime" - e de enfrentamento contra o "estado opressor".
Estatuto do Primeiro Comando da Capital — PCC 1533.
O "disciplina", na hierarquia do PCC, é a pessoa responsável por comandar uma determinada área da cidade. Os policiais, então, foram até a casa de cada um. Na residência de E.A.C., vulgo Zé Loko, uma equipe localizou em uma sapateira no quarto, duas barras de maconha, o qual assumiu ser o dono da droga.
22 “Irmãos” são os presos filiados (“batizados”) no PCC; “primos” são presos que, apesar de não perten (...)
O PCC é a organização criminosa mais poderosa do país. O grupo nasceu em uma das prisões mais desumanas de São Paulo, em Taubaté, quando os presídios brasileiros eram ainda piores do que agora.
A estrutura é dividida por 'sintonias' -- como são conhecidos os departamentos da facção. A 'Sintonia Final' é a principal e concentra a alta patente do PCC -- tem membros de diferentes estados, com o objetivo de analisar 'tratativas da organização em âmbito nacional'.
No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.
São os membros do PCC, ou seja, quem foi batizado na cadeia e paga mensalidade. Só entra na facção quem tem mérito, como ter se destacado numa rebelião ou num debate na prisão. É preciso ainda ser indicado por dois membros – os padrinhos, que respondem pelo sujeito caso ele pise na bola.
Líder do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, tem outros cinco apelidos: Playboy, Narigudo, Magrelo, Quarenta e Bonitão. Os apelidos no PCC são mais criativos que os nomes de operações da Polícia Federal ou os codinomes das listas da Lava Jato.
O comando do PCC é formado por um conselho de sete criminosos, seis deles presos e um foragido. O chefe maior, que tem ascendência sobre os demais, é Marco Willians Herbas Machado, o Marcola. O conselho compõe a Sintonia Final, que é o alto comando criminoso. Há "sintonias" regionais e diretorias.
O Ministério Público de São Paulo avalia que o PCC tenha entre 20 mil e 22 mil integrantes em todo o país, sendo a maioria em São Paulo. No Estado, são ao menos 5 mil presos e outros 2 mil em liberdade. Eles dominam a maioria dos presídios do estado, que contam hoje com 238 mil detentos.
Qual a diferença entre INSS e Previdência Social?
Quanto custa um piercing no umbigo?
O que é um empréstimo compulsório?
O cristiano ronaldo tem quantos anos?
Quanto custa a cirurgia otoplastia?