De acordo com o dicionário Michaellis, o correto é entubar, que significa "introduzir tubo em canal ou cavidade de paciente". Porém, o termo intubar também existe e é utilizado na medicina. Ou seja, o termo mais indicado na Língua Portuguesa é entubar, mas o uso da palavra intubar também é amplamente aceita.
1. Dar ou tomar a forma de tubo (ex.: entubou a chapa metálica; a folha entubou-se). 2. Pôr dentro de um tubo (ex.: máquina de entubar tabaco; entubar o gás).
Retirar o tubo de pacientes que estão entubados. Exemplo de uso da palavra Extubar: Depois da cirurgia o paciente foi extubado.
Paciente que foi retirado do tubo (de oxigênio); paciente que estava entubado e não está mais. Exemplo de uso da palavra Extubado: O paciente foi extubado, receberá alta em alguns dias.
Sempre que houver necessidade de fluxo de oxigênio maior que 5 L/min e saturação menor que 93% está indicada a realização de intubação traqueal e ventilação mecânica.
O procedimento consiste na inserção de um tubo – através do nariz ou boca – até a traqueia do paciente, com o auxílio de um laringoscópio. Com isso, fica instalada a ventilação mecânica pulmonar.
Deve escrever-se extubar. O verbo extubar é registado pela edição de 2009 do Dicionário Houaiss como termo usado no domínio da medicina, com o significado de «remover tubo ou sonda de» (exemplo da mesma fonte: «extubar um paciente»).
verbo transitivo direto [Medicina] Tirar o tubo inserido em uma cavidade; desentubar um paciente cujo tubo foi inserido artificialmente em um de seus canais ou cavidades, geralmente por razões de saúde: extubar um paciente.
Contudo, esses dicionários afirmam que intubado e intubação são termos utilizados especificamente na medicina, sendo uma característica da tradição linguística dessa área do conhecimento. Nesse caso, o uso do prefixo -in se justifica pelo seu carácter mais literário que en- e, portanto, mais adequado para assuntos científicos.
Entubar significa o ato de dar a forma de um tubo, de colocar dentro de um tubo e de introduzir um tubo em algum lugar. Na medicina, essa palavra indica o ato de introduzir uma sonda em uma cavidade de um paciente, embora seja menos utilizado do que intubado. O gás é entubado naquela máquina.
Em alguns dicionários, o verbo intubar é tido como a forma não preferencial de escrita do verbo entubar. Outros dicionários afirmam, contudo, que intubar, intubado e intubação são termos usados especificamente na medicina, justificando assim o uso do prefixo in-, mais literário e científico do que o prefixo en-.
O paciente foi entubado. O paciente foi intubado. Resposta: ambas as frases estão corretas. As duas formas verbais estão corretas: entubado e intubado. Isso ocorre por existir tanto o verbo “entubar” como o verbo “intubar”. Os dicionários afirmam que “entubar” é a forma preferencial em todas as suas acepções.
Como medir índice pluviométrico?
Como se calcula usando o gráfico Vxt o espaço percorrido por um objeto em movimento variado?
Como o cérebro aprende em matemática?
Como o amor de Orfeu e Eurídice influenciou a maneira como ele se sentia quando tocava a lira?
Qual é a estratégia de uma empresa?
Como nosso cérebro reage a dor?
Como o cérebro processa a aprendizagem?
Como o corpo reage a um término?
O que a paixão faz com o cérebro?
Como o cérebro interpreta informações?
Qual a influência da música no cérebro?
Onde fica a data de vencimento no código de barras?
Como ocorre o pareamento entre os nucleotídeos adenina timina citosina guanina e uracila?
Para que serve o potencial de ação?
Como escrever a palavra música em espanhol?
Como se inicia uma partida de basquete no 3 período?