O conceito de gestão de custos é bastante simples e consiste no gerenciamento dos gastos da sua empresa. No entanto, mais do que saber quais são as despesas do empreendimento, gerir significa ter custos realmente necessários, conseguir pagá-los e reduzi-los quando possível.
O gerenciamento de custos é o processo de estimar, alocar e controlar os gastos de um projeto. Ele permite às empresas projetar as despesas futuras, com o objetivo de reduzir as chances de elas ultrapassarem o budget.
Controlar os custos é o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos. O principal benefício deste processo é manter a linha de base dos custos atualizada ao longo de todo o projeto.
Afinal, como calcular o custo de um projeto?
O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado (PMI, 2017).
O gerenciamento de custos compreende os processos de estimar, distribuir e monitorar os gastos de um projeto. Com ele é possível projetar quais são as despesas futuras com o objetivo de minimizar as chances de que o orçamento sofra acréscimos desnecessários.
Classificação dos custos
O principal objetivo do gerenciamento dos custos é estimar o orçamento do projeto de forma que ele seja cumprido sem variações.
Controlar os custos Consiste em monitorar o andamento do projeto, comparando os custos previstos no orçamento com os custos reais do projeto, ao longo do tempo. ... O processo de controlar os custos também inclui a atualização do orçamento e a gestão das mudanças.
O total dos custos de um projeto é a somatória de todos os recursos necessários para executar as atividades previstas no projeto expressos em unidade monetária.
Como funciona o gerenciamento de custos? O gerenciamento de custos é o processo de estimar, alocar e controlar os gastos de um projeto. Ele permite às empresas projetar as despesas futuras, com o objetivo de reduzir as chances de elas ultrapassarem o budget.
Quando o projeto for concluído, os custos projetados devem ser comparados com os custos reais, fornecendo um ponto de referência para futuros projetos e estimativas de budget. O guia de conhecimento PMBOK divide o processo de gerenciamento de custos em quatro etapas, que buscam assegurar que o projeto seja concluído dentro do orçamento previsto.
Trata-se de um ciclo ininterrupto que, virtuosamente, subsidia a tomada de decisões durante toda a vida de um negócio. Em outras palavras, isso quer dizer que ao otimizar a sua gestão de custos, você terá feedbacks de essência financeira para indagações cujas relevâncias podem ser de naturezas estratégicas a operacionais.
Postado em Dicas. No mundo dos projetos, assegurar o sucesso completo é a prioridade máxima do gestor responsável pelo gerenciamento de custos.
Quem é o consumidor final na cadeia alimentar?
Quando Antonieta de Barros morreu?
Quem é mais forte ferro ou aço?
Como montar uma planilha de vendas e lucros?
Qual é mais perigoso dengue ou Chicungunha?
Qual o custo para abrir uma loja de materiais elétricos?
Como saber se é amado de verdade?
Como diferenciar admiração de amor?
Qual o melhor exame para detectar pedra nos rins?
Quem foi o verdadeiro Bené da Cidade de Deus?
Qual é mais duro latão ou bronze?
Como saber se é dependência ou amor?
Como é possível identificar se duas grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais?
Qual a diferença entre did was e were?
Como saber se é amor ou desejo?