Auditoria é a análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, que tem como objetivo verificar se as ações dessas organizações estão conforme planejadas por elas, ou se estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo por Lei.
A Auditor é o responsável pela análise dos processos a atividades de uma empresa, especialmente da parte fiscal e contábil. Ele garante que os processos sejam cumpridos e ajuda a empresa a ficar em dia com os procedimentos legais.
A auditoria interna ocorre quando o auditor está ligado à empresa. Ele pode ser alguém da equipe do setor contábil ou um contador. Já na auditoria externa, o auditor é independente da organização, ou seja, é um terceiro, contratado particularmente para esse fim.
Primeiramente, evidências de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes.
A auditoria de gestão fornece uma análise profunda da empresa ou organismo auditor e, o mais importante, determina a aptidão da equipe, incluindo uma avaliação individual de cada executivo e sua adequação à estratégia da organização.
A auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas, baseado no lucro expresso nas demonstrações contábeis.
A auditoria interna presta avaliação ao examinar e reportar sobre a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controle desenvolvidos para ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos, operacionais, financeiros e de conformidade.
Elabora, executa e se responsabiliza por procedimentos técnicos, examina a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa evitando riscos de fraudes, erros, ineficiências e outras irregularidades.
São elas: Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte; Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte; Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte.
Auditoria interna é o processo no qual é utilizado um auditor da própria empresa. ... A auditoria externa tem como principal foco a análise das políticas, procedimentos e demonstrações contábeis.
O auditor precisa ser um profissional com fortíssimo senso de ética, dado que se compromete a manter sigilo sobre as informações obtidas, muitas delas com peso estratégico. No mercado encontramos vários tipos de auditor.
Quem precisa de auditoria? A legislação brasileira obriga que empresas de grande porte passem periodicamente por auditorias externas e independentes. A previsão se encontra na Lei N.º 11.638/2007, que diz o seguinte quanto à “Demonstrações Financeiras de Sociedades de Grande Porte”.
De maneira simples, pode ser definida como a auditoria que analisa todo o dinheiro, recursos e patrimônio que pertence à organização, assim como todo bem de valor que entra e sai da mesma (incluindo o dinheiro, é claro).
Nesse nosso exemplo a auditoria terá o papel de examinar as operações de compra e pagamento de produtos dos fornecedores, bem como os registros contábeis originados dessas transações.
Tem como saber o que a pessoa curtiu no Facebook?
Como reverter um cálculo de porcentagem?
Qual o valor do seguro DPVAT 2020?
Como jogar Free Fire com controle de PS4 iPhone?
Quanto custa o seguro total de um veículo?
Como é avaliado o valor de um imóvel?
Como fazer o cálculo para saber o valor do salário maternidade?
Como tirar o amarelo do travesseiro?
Como saber o valor que vou receber do auxílio emergencial?
Como surgiu a república explique?
Quando surgiu a bandeira LGBT?
O que é e como surgiu a alquimia?
Como substituir a palavra único?
Como surgiu a aristocracia social dona da maioria das terras cultiváveis na Grécia Antiga?