Diesel-mecânico As locomotivas a diesel diferem na forma como a energia é transmitida do motor às rodas. A forma mais simples é a transmissão por caixa de velocidades, como a usada nos automóveis. Locomotivas que usam este sistema chamam-se diesel-mecânicas.
Gás natural e biodiesel tendem a ganhar espaço na indústria ferroviária. O uso exclusivo de diesel como combustível para locomotivas de carga está dando lugar a outras fontes de energia, mais limpas e baratas. Entre elas destaca-se o gás natural liquefeito.
Um veículo chamado locomotiva, movido por motores a diesel ou elétricos, puxa os vagões. Nas locomotivas elétricas, a eletricidade é fornecida por um terceiro trilho ou por um cabo aéreo. O operador do trem, chamado maquinista, normalmente fica na locomotiva.
Enquanto o tanque de um carro tem capacidade para pouco mais de 60 litros de combustível, em média, o de uma locomotiva suporta 30 mil litros de diesel. Por hora, ela queima 750 litros. São números enormes.
Em sua maioria para as locomotivas de trens de carga e de passageiros, varia de 1.120 a 2.200 kW. Distinguem-se três tipos de locomotivas diesel: (1) diesel-elétrica, (2) diesel-hidráulica e (3) diesel-mecânica. Em cada uma, a transmissão da energia do motor para as rodas se efetua de maneira diferente.
15 curiosidades que você vai gostar
Há 6 rodeiros e 6 motores de tração (Esta quantidade varia dependendo do tipo da locomotiva). Empregam-se 12 rodas de 91cm de diâmetro ou 12 de 1m. Cada rodeiro pesa cerca de 2 toneladas. O controle da locomotiva é feito através do acionamento das alavancas do controlador mestre.
O consumo médio de um barco é de 22 litros por hora, a 3.000 rpm. Sendo assim, o total por hora é equivalente a 44 litros. Dessa forma, cada litro de combustível é capaz de navegar por 0,5 milha, que é equivalente a quase 1 km.
A média de consumo da F-350 a diesel da Ford é de 8,5 litros por quilômetro na estrada, dependendo do peso que a camionete está rebocando. Os motores a diesel tem um melhor consumo que os motores a gasolina, e é por isso que o motor V8 na F-350 para trabalhos pesados ainda pode manter esse consumo na estrada.
A energia elétrica consumida pelo Metrô é o principal recurso para a operação do sistema, sendo a tração elétrica dos trens responsável por aproximadamente 77% da energia consumida.
Os trens da CPTM e do Metrô se movimentam através de energia elétrica. Essa energia entra pelas composições, percorre diversos equipamentos de controle e conversão antes de chegar aos motores fazendo com que o trem se movimente.
Movida a vapor para fazê-la movimentar-se era preciso de carvão, lenha e fogo para esquentar a água, e assim, gerar o combustível para iniciar a jornada. Quando a água era aquecida ela produzia muito vapor, que era usado como energia para movimentar toda a Maria Fumaça.
O que os navios terão de fazer? O principal tipo de hidrocarboneto usado pela indústria naval como combustível é o "óleo combustível pesado", um derivado do resíduo da destilação do petróleo cru, explica a OMI.
Ele afirmou que o custo para a construção de 1 km de ferrovia está orçado em R$ 6 milhões, o que elevaria o custo do projeto para aproximadamente R$ 10,5 bilhões.
É um dos motores mais poupados no seu ramo, pelo que os seus 14 cilindros, dispostos em linha, consomem apenas 6200 litros de gasóleo por hora. Também é bastante potente, com 109 mil cavalos, às 102 rotações por minuto, seis vezes mais lento que um motor normal.
Com seus dois motores Wärtsilä de 16 cilindros e quatro andares de altura, o navio queima 5 mil litros de combustível por hora e ainda usa diesel, considerado o óleo mais poluente do mundo.
De acordo com a especificação do navio grego que teria derramado o óleo no litoral brasileiro, a embarcação Bouboulina, da empresa Delta Tankers, poderia transportar até 178 milhões de litros de óleo.
A gasolina ela faz em média 11 km/litro e, com diesel, roda 14 km/litro.
A 353 também é popularmente conhecida por “Velha Senhora” e após sua aposentadoria, ficou por décadas guardada no depósito de Cachoeira Paulista e por volta de 1997/1998, foi transferida para a ABPF. Recentemente passou por um processo de restauração total e é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.
Combustíveis são substâncias que queimamos para produzir calor. Esse calor produzido pode ser utilizado para mover uma turbina nas usinas termelétricas, como vimos em Formas de energia (energia cinética), ou para acionar motores de veículos.
Tecnicamente não há diferença. O uso dos sistemas e a forma como transportam passageiros pode diferenciar os dois termos. Em cidades pelo mundo, trens metropolitanos são usados para transportar pessoas de diferentes cidades de regiões metropolitanas, enquanto o metrô opera em áreas mais centrais.
Como desenhar o caça-palavras?
Como faço para instalar os jogos do Windows 7?
O que fazer quando se apaixona por uma pessoa comprometida?
Como montar um açaí self service?
Como eliminar um vírus do Facebook?
Como se livrar de sentimento ruim?
Como neutralizar uma pessoa invejosa?
Como baixar Word 2013 grátis no PC?
Como funciona a compra de aparelho celular com plano da operadora?
O que acontece em uma consulta com o urologista?
O que falar na primeira consulta com nutricionista?
Como funciona a catraca de uma bike?
Quanto custa uma consulta de telemedicina?