A duração do ciclo varia entre 100 e 140 dias para a maioria das cultivares cultivadas em sistema inundado, sendo que a maior parte da variação entre cultivares ocorre na fase vegetativa. As cultivares de arroz de sequeiro tem duração de ciclo entre 110 e 155 dias.
Quanto ao ciclo de desenvolvimento, as cultivares de arroz irrigado variam, no Rio Grande do Sul, entre superprecoce, com ciclo menor que 100 dias, precoce, de 110 a 120 dias, médio, de 121 a 130 dias, e semi-tardio, maior que 130 dias.
Na prática, a duração do ciclo varia entre 100 e 140 dias para a maioria das cultivares plantadas em sistema inundado, onde a maior parte da variação ocorre na fase vegetativa. Em contrapartida, cultivares de arroz de sequeiro tem duração de ciclo entre 110 e 155 dias.
O ciclo de desenvolvimento do arroz compreende três períodos: vegetativo, reprodutivo, formação e enchimento de grãos. A sua duração, de 100 a 140 dias em média, vai depender de vários fatores: tipo de cultivar, época de semeadura, região de cultivo e das condições de fertilidade do solo.
A colheita manual requer cerca de dez dias de trabalho de um homem para ceifar um hectare de plantas, sendo o método mais difundido nas pequenas lavouras. Além da ceifa, que normalmente é feita com faca cutelo, as outras operações, como o recolhimento e a trilha, são realizadas manualmente.
25 curiosidades que você vai gostar
A operação de colheita é realizada, geralmente, por diversos tipos de máquinas, desde as de pequeno porte tracionadas por trator, até as colhedoras automotrizes, dotadas de barra de corte de até 6 metros de largura, as quais realizam, em sequência, as operações de corte, recolhimento, trilha e limpeza.
O diferencial do arroz irrigado
Quando se tem uma lâmina de água na lavoura, tem-se a garantia de disponibilidade deste recurso durante todo o desenvolvimento das plantas, além de trazer outros benefícios para o cultivo.
O sistema radicular do arroz é formado basicamente de raí- zes adventícias. Em cada nó desenvolvem-se usualmente entre 5 e 25 raízes. As raízes que se desenvolvem diretamente da região nodal do colmo principal são denominadas raízes primárias.
Para plantar arroz, você pode usar semeadoras mecânicas tracionadas ou manuais, tratores no auxílio e até mesmo animais. O fator principal, no entanto, é a qualidade do ato. As sementes devem ser colocadas no solo lamacento com espaçamento ideal de 30 cm entre uma e outra, e profundidade de 5 cm.
Mesmo que seja produzido usualmente em gigantescas quantidades, o cultivo da planta de arroz em casa é possível, apenas requer algum trabalho e paciência, sendo uma atividade gratificante para quem quer ter sempre arroz na sua despensa.
Segundo os estudos científicos, as escavações para o plantio de arroz devem conter, pelo menos 5 centímetros de profundidade, pois assim oferecem melhores resultados no período da colheita, uma vez que a raiz fica em maior contato com o solo, absorvendo mais nutrientes.
Considera-se que uma boa profundidade para o arroz de sequeiro é de 3 a 5 cm, sendo a menor para solos argilosos e a maior para arenosos. condições para a germinação das sementes e posterior desenvolvimento da planta, evitando riscos de erosão e sua conseqüente degradação.
Época de semeadura: janeiro a março (safrinha ou 2ª época) / maio a julho (feijão irrigado ou 3ª. Época) Ciclo de cultura: varia de 75 a 95 dias, dependendo da cultivar.
O ciclo de desenvolvimento do arroz também pode ser dividido em três fases: a fase vegetativa (da emergência até a diferenciação da panícula), a fase reprodutiva (da diferenciação da panícula até a antese) e a fase de enchimento de grãos (da antese até a maturação fisiológica) (GAO et al., 1992; INFELD et al., 1998).
O caule da planta de arroz é composto por um colmo principal e um número variável de colmos primários e secundários, ou perfilhos. Durante o período vegetativo, um perfilho é visualizado como uma estrutura composta de folhas e gemas axilares.
2.2.
As raízes que a planta de arroz desenvolve são de três tipos: seminais (radícula), raízes do mesocótilo (que raramente se desenvolvem) e raízes nodais (adventícias). A radícula emerge após a germinação, atinge no máximo 15 cm e mantém-se ativa até o estádio da sétima folha (Yoshida, 1981).
A seguir, são descritos, sucintamente, cada um dos órgãos que compõem a planta de arroz. As raízes são fibrosas e consistem de radículas e raízes seminais.
O arrozeiro é naturalmente adaptado ao solo inundado porque respira por uma estrutura vascular especializada, chamada de aerênquima, que capta o oxigênio da atmosfera e o leva para as células das raízes.
No Brasil, mais de 70% da produção de arroz é oriunda da Região Sul e é cultivado no sistema de irrigação por alagamento do solo. ... Isto é importante, pois nesta época ocorrem chuvas torrenciais e o solo permanece impróprio para semeadura vários dias após a chuva, por serem terras baixas e de difícil drenagem.
A cultura do Arroz
O arroz (Oryza sativa) é considerado o principal alimento de mais da metade da população mundial. É o terceiro cereal mais produzido mundialmente, ficando atrás apenas do milho e do trigo. Sobre as origens do arroz há 3 vertentes: Ásia, África e América.
Para obter sucesso no momento da colheita, o produtor deve integrá-la ao sistema de produção e planejar todas as fases, para que o grão colhido apresente bom padrão de qualidade. Dessa forma, várias etapas estão inseridas nesse processo, como a implantação da cultura, o transporte, secagem e armazenamento dos grãos.
Colheita mecanizada - Atualmente, a maior parte da colheita vem sendo feita com colheitadeira mecânica (Figura 3). Os equipamentos atualmente em uso no Brasil são automotrizes que cortam as plantas rente ao solo, sendo a parte aérea recolhida e os frutos destacados por meio de intensa vibração.
Quais os principais tipos de colheita?Colheita manual. A colheita manual é aquela que se faz sem a utilização de máquinas colhedoras, concentrando-se o esforço na mão de obra utilizada para esse fim. ... Colheita semimecanizada. ... Colheita mecanizada.
A duração do ciclo varia entre 100 e 140 dias para a maioria das cultivares cultivadas em sistema inundado, sendo que a maior parte da variação entre cultivares ocorre na fase vegetativa.
Tem como ver quem viu os destaques do Instagram?
Como tirar tinta do cabelo com detergente?
Quantas vezes pode usar o Educa Mais Brasil?
Como tirar a voz da mulher do celular LG?
Como funciona o aproveitamento de crédito?
O que fazer com o cheque depositado por imagem?
Como jogar online Terraria PC?
Como funciona um Dr trifásico?
Quanto o valor da consulta no DR consulta?
Como funciona o curso técnico da ETEC?
Como funciona o dissídio 2020?
Quanto tempo dura o curso de formação de guarda municipal?
O que estimula o caça palavras?
Como trazer um cachorro de outro país?
Como organizar os arquivos de uma escola?
Como organizar os arquivos do computador por ordem alfabética?