Pelo calendário judaico, estamos no ano 5780. E, de acordo com ele, o ano novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei.
No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.
O Rosh Hashaná acontece, geralmente em setembro, pois a contagem dos anos no judaísmo é feita pelo calendário lunar. O ano lunar tem 354 dias, portanto faltam 11 para os 365 contados normalmente. Para ajustar, se convencionou que alguns anos têm um mês a mais no calendário judaico.
Os judeus contam o tempo a partir da criação do universo, que para eles teria ocorrido há cerca de seis mil anos. Os muçulmanos têm como referência o ano em que Maomé fugiu de Meca para Medina, isso ocorreu 622 anos depois do nascimento de Cristo. Em países como a Arábia Saudita este é o calendário observado.
O mês no calendário judaico Isto se dá porque o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de Lua nova. Isso é uma determinação encontrada na Torá (no livro de Shemot).
De acordo com os hebreus, os anos passaram a ser contados a partir do que eles acreditam ser a criação de Adão. Em 2021, estamos no ano 5781 do calendário judaico que iniciou no dia 19 de setembro de 2020 e terminará em 6 de setembro de 2021.
5781 (hebraico: ה'תשפ"א) é o atual ano hebraico correspondente ao período de 19 de setembro de 2020 a 06 de setembro de 2021 do calendário gregoriano.
Meses no Calendário Judaico
Calendário judaico | Calendário gregoriano |
---|---|
Tevet | dezembro/janeiro |
Shevat | janeiro/fevereiro |
Adar | fevereiro/março |
Adar 2 | março/abril (nos anos bissextos) |
365,2596 dias Dura 365,2596 dias". Embora Larrañaga indique que todos são da ordem de 365 dias, presumir que este é o período exato da duração de um ano se torna uma simplificação.
13 meses
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.
Para entender isso, vamos aprender agora como os judeus marcavam as horas do dia. Os judeus separavam o dia em duas partes: a primeira parte correspondia ao dia claro, e era contado desde o nascer do sol (por volta das 6 da manhã), até o pôr-do-sol (por volta das 18 horas), portanto, tinha 12 horas.
Como foi dito, os judeus dividiam a noite em três vigílias. Já os romanos dividiam a noite em quatro vigílias, sendo: primeira vigília entre 18:00 e 21:00 horas; segunda vigília entre 21:00 horas e meia-noite; terceira vigília entre meia-noite e 03:00 horas da manhã; e quarta vigília entre 03:00 e 06:00 da manhã.
Os judeus celebram o Ano Novo religioso, Rosh Hashaná, no dia que a Torá considera o dia da Criação, segundo seu cômputo literal, o primeiro dia do mês hebraico de Tishrei, que geralmente cai no final de setembro. Os judeus contam os meses pela lua; a civilizacão ocidental padroniza seu calendário pelo sol. Isso apresenta um dilema.
O fato teria acontecido 2448 anos depois da criação do homem no mundo (Adão), que é considerado o ponto inicial na contagem de tempo desse calendário. O calendário judaico se baseia nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar.
Como reativar chip que foi cancelado por não recarregar?
Como transferir pelo Pix da Caixa Econômica para outro banco?
Como fazer portabilidade para Caixa pelo celular?
Como transferir dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil?
Como transferir pontos Esfera em milhas?
Como transferir os pontos do cartão Itaú para o Multiplus?
Como transferir pontos do cartão Itaú para Milhas?
Como transferir toque de um iPhone para outro?
Quanto tempo demora a transferência de um banco para o outro?
Como transferir uma planilha do Excel para Word?
Como colocar dois áudios no TikTok?
Como trabalhar os valores humanos?
Como juntar arquivos VOB em um só?
Como juntar áudios pelo iPhone?
Como unir uma célula no Excel?
Como unir duas camas solteiro?