Pelo calendário judaico, estamos no ano 5780. E, de acordo com ele, o ano novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei.
No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.
O Rosh Hashaná acontece, geralmente em setembro, pois a contagem dos anos no judaísmo é feita pelo calendário lunar. O ano lunar tem 354 dias, portanto faltam 11 para os 365 contados normalmente. Para ajustar, se convencionou que alguns anos têm um mês a mais no calendário judaico.
Os judeus contam o tempo a partir da criação do universo, que para eles teria ocorrido há cerca de seis mil anos. Os muçulmanos têm como referência o ano em que Maomé fugiu de Meca para Medina, isso ocorreu 622 anos depois do nascimento de Cristo. Em países como a Arábia Saudita este é o calendário observado.
O mês no calendário judaico Isto se dá porque o primeiro dia de cada mês é sempre o primeiro dia de Lua nova. Isso é uma determinação encontrada na Torá (no livro de Shemot).
De acordo com os hebreus, os anos passaram a ser contados a partir do que eles acreditam ser a criação de Adão. Em 2021, estamos no ano 5781 do calendário judaico que iniciou no dia 19 de setembro de 2020 e terminará em 6 de setembro de 2021.
5781 (hebraico: ה'תשפ"א) é o atual ano hebraico correspondente ao período de 19 de setembro de 2020 a 06 de setembro de 2021 do calendário gregoriano.
Meses no Calendário Judaico
Calendário judaico | Calendário gregoriano |
---|---|
Tevet | dezembro/janeiro |
Shevat | janeiro/fevereiro |
Adar | fevereiro/março |
Adar 2 | março/abril (nos anos bissextos) |
365,2596 dias Dura 365,2596 dias". Embora Larrañaga indique que todos são da ordem de 365 dias, presumir que este é o período exato da duração de um ano se torna uma simplificação.
13 meses
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.
Para entender isso, vamos aprender agora como os judeus marcavam as horas do dia. Os judeus separavam o dia em duas partes: a primeira parte correspondia ao dia claro, e era contado desde o nascer do sol (por volta das 6 da manhã), até o pôr-do-sol (por volta das 18 horas), portanto, tinha 12 horas.
Como foi dito, os judeus dividiam a noite em três vigílias. Já os romanos dividiam a noite em quatro vigílias, sendo: primeira vigília entre 18:00 e 21:00 horas; segunda vigília entre 21:00 horas e meia-noite; terceira vigília entre meia-noite e 03:00 horas da manhã; e quarta vigília entre 03:00 e 06:00 da manhã.
Os judeus celebram o Ano Novo religioso, Rosh Hashaná, no dia que a Torá considera o dia da Criação, segundo seu cômputo literal, o primeiro dia do mês hebraico de Tishrei, que geralmente cai no final de setembro. Os judeus contam os meses pela lua; a civilizacão ocidental padroniza seu calendário pelo sol. Isso apresenta um dilema.
O fato teria acontecido 2448 anos depois da criação do homem no mundo (Adão), que é considerado o ponto inicial na contagem de tempo desse calendário. O calendário judaico se baseia nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar.
Quem é o filho de Jack Leclair?
Qual é a maior empresa de marketing digital do Brasil?
Quais são os verbos transitivos indireto?
Como funciona o metabolismo de um atleta?
Porque Deus mudou o nome de Oséias?
Quais as dez piores dores do mundo?
Onde emitir o das do Simples Nacional?
Quais as chances de cura de metástase óssea?
Qual a melhor maneira de guardar café?
Como expelir corpo estranho do pulmão?
Pode colocar embalagem de marmitex no microondas?
O que é preciso para rodar Stardew Valley?
Quantos litros de água tem uma piscina 5x3?
É possível cancelar passagem de ônibus?