Exemplos de frases com verbos intransitivos: Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto.
...
Exemplos de verbos transitivosVerbo comer;Verbo querer;Verbo acreditar;Verbo lembrar;Verbo emprestar;Verbo agradecer.
Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.
A flexão no tempo presente foi mantida, logo, o correto é o verbo “está”.
O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.
43 curiosidades que você vai gostar
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
Exemplo de transitividade verbal
O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.
São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta. Diferente do verbo transitivo direto, o transitivo indireto precisa da preposição para fazer a regência verbal. O verbo transitivo indireto indica a qual elemento a ação verbal se destina.
Transitividade verbalUm verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto.Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto.Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.
Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Significado de Ouvir
verbo transitivo direto Entender ou perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição: ouvir músicas.
Significado de Escutar
verbo transitivo Ouvir com atenção. Dar atenção a. /. ... verbo intransitivo Prestar atenção, para ouvir alguma coisa: pode falar, que eu escuto. Etimologia (origem da palavra escutar).
O que é um verbo transitivo? Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.
Gramática. A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. ... O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo.
O verbo “morrer”, por exemplo, é, costumeiramente, classificado como intransitivo; mas “O dicionário prático de regência verbal”, de Celso Pedro Luft, lembra que o mesmo verbo pode ser transitivo. ... É o caso de frases como: “Ele morre por você!”. Nesse caso, quem morre, morre por alguém.
Verbo ouvir: eu ouço (o radical é ouv-).
Significado de Escuta
substantivo feminino Ato de escutar, de ficar à espreita para ouvir: pôs-se à escuta. Lugar donde se pode escutar: posto de escuta.
Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
...
Lista de verbos transitivos indiretosnecessitar;saber;acreditar;obedecer;precisar;gostar;conversar;duvidar;
O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.
Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente. Veja alguns exemplos de objeto indireto: Ruan não confia em seus irmãos.
Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
Quem emite certidão de tempo de serviço?
Qual é a lâmpada que clareia mais?
Quem são os pais de Elton John?
Como Calibrar o controle do PS3 no PC?
Onde fica a nascente do rio Grajaú?
Que remédio caseiro é bom para alergia na garganta?
Como saber se a parte foi citada no PJe?
Quantos filhotes têm a Arara-canindé?
É certo cobrar taxa de maquininha do cliente?
Qual o sentido do movimento dos elétrons?
Como executar os honorários de sucumbência?
O que não pode fazer antes da mamografia?